O tema que iremos abordar hoje é uma dúvida tida por grande parte das empresas quando o assunto é adotar um sistema de automação e informatização da sua gestão. Esse dilema é: sistema na nuvem ou local? Qual é a melhor opção? O tema que iremos abordar hoje é uma dúvida tida por grande parte das empresas quando o assunto é adotar um sistema de automação e informatização da sua gestão. Esse dilema é: sistema na nuvem ou local? Qual é a melhor opção?
Fique tranquilo, pois, nós da Quality Automação, preparamos este incrível artigo que irá lhe mostrar as características, vantagens e desvantagens de cada uma dessas modalidades, bem como lhe direcionar quanto à tendência de mercado no momento atual e futuro.
O que é um sistema local?
Um sistema local, como o próprio nome diz, é possuir um ou mais softwares instalados e gerenciados localmente, ou seja, nos servidores e equipamentos locais da empresa. Esse tipo de utilização de software de gestão ainda é muito utilizado nas empresas, porém, isso vem mudando de forma gradual, principalmente, por uma nova visão de gestão empresarial.
Vejamos a seguir as principais vantagens e desvantagens de um sistema de gestão local.
Vantagens de um sistema local
• Não necessita de uma conexão à internet – como todo o seu sistema e o banco de dados estão alocados em uma infraestrutura local, o seu funcionamento não necessitará de uma conexão constante à internet para realizar suas principais tarefas;
• Oferece maior flexibilidade para atendimento de acordo com as necessidades do negócio – por ser uma modalidade ainda muito utilizada, é mais fácil encontrar mão de obra com conhecimento para realizar modificações que tem por objetivo atender necessidades pontuais do negócio;
• Maior controle sobre a plataforma – dependendo da política de Tecnologia da Informação da empresa, é mais vantajoso manter maior controle sobre a plataforma e, isso é plenamente possível, visto que, todo o sistema de gestão está alocado na estrutura local da empresa.
Desvantagens de um sistema local
• Alto custo de implantação, gerenciamento e manutenção – implantar um sistema de gestão local representa altos custos, visto que, sua empresa necessitará adquirir servidores e demais equipamentos que suportarão o sistema, bem como precisará de mão de obra especializada para instalação, gerenciamento e manutenção dos equipamentos e do sistema;
• Maior vulnerabilidade de segurança – sistemas locais estão mais vulneráveis a brechas e falhas de segurança, logo, a possibilidade de ter seus dados roubados e acessados por hackers é maior.
O que é um sistema na nuvem?
O serviço de sistema em nuvem, conhecido tecnicamente como SaaS, (Software as a Service) que significa Software como Serviço, é a forma de implantação de um sistema de gestão em servidores de terceiros, ou seja, em algum Datacenter fora das instalações locais da empresa, no qual o sistema de gestão passa a ser tratado como um serviço.
Vantagens de um sistema na nuvem:
• Não necessita de instalações complexas – a instalação do sistema de gestão em nuvem torna-se mais simples, dado que, uma vez instalado no servidor, todo o acesso estará pronto para os demais usuários;
• Não necessita de infraestrutura local – como a hospedagem do sistema é realizado em Datacenter na nuvem, não será necessária a aquisição de equipamentos locais e grandes desembolsos financeiros por conta da implantação de uma infraestrutura local;
• Maior segurança dos dados – muitos pensam que dados na nuvem estão mais vulneráveis, porém, isso é um mito. As empresas responsáveis por serviços em nuvem investem fortemente para a proteção dos dados e correção de possíveis vulnerabilidades de segurança;
• Infraestrutura do Datacenter a cargo da empresa contratada – a responsabilidade do gerenciamento da infraestrutura do Datacenter fica a cargo da empresa contratada e isso permite que a sua empresa se dedique no que realmente é importante para o desenvolvimento e crescimento do empreendimento;
• Redundância de equipamentos e backups – o sistema de gestão da sua empresa estará disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, em qualquer parte do mundo, com disponibilidade de redundância de equipamentos e backups automáticos.
Desvantagens de um sistema na nuvem:
• Requer conexão de internet sempre ativa – por ser um sistema hospedado na nuvem (web), a sua empresa necessitará de uma conexão à internet que suporta a transmissão e recebimento dos dados, bem como ter uma redundância de conexão, visto que isso possibilitará evitar que o sistema fique indisponível;
• Há alguns prestadores de serviços ruins – requer maior cuidado na escolha do prestador de serviços, dado que, há muitos prestadores de serviços ruins, o que pode trazer inúmeros transtornos ao negócio, principalmente, no que diz respeito à indisponibilidade do sistema.
A computação em nuvem é uma das maiores tendências de mercado vista recentemente, de modo que, essa tecnologia permite que os gestores do negócio possam empregar seus esforços no que realmente é importante à alavancagem das operações empresariais.
Os custos no uso da tecnologia de sistemas de gestão em nuvem são menores, visto que não há necessidade de implantação de uma infraestrutura local de servidores e demais equipamentos, também não precisa de uma grande equipe especializada em Tecnologia da Informação. Toda a manutenção ficará a cargo da empresa responsável pela hospedagem do sistema.
Você já imaginou sua empresa ficar para trás no que realmente é importante e estar de fora das melhores práticas no gerenciamento da tecnologia da informação? Não deixe que isso aconteça e, de acordo com as vantagens aqui apresentadas, fica inegável que o sistema de gestão em nuvem é a melhor opção para todo tipo de negócio.
Gostou deste artigo? Então não deixe de se cadastrar em nosso site e receba todas as nossas novidades.
Quer ficar por dentro desses e de outros assuntos? Então não se esqueça de nos acompanhar em nossas redes sociais: Instagram e Facebook.
Tags:posto de combustível, postodegasolina, qualityautomacao, sistema em nuvem, sistema para posto, webposto