Um ponto fundamental para o bom funcionamento de um posto de combustíveis é sempre promover o bem estar e a saúde no trabalho. É necessário cuidar da boa interação da equipe, ouvir suas reclamações e opiniões, ter um ambiente limpo e asseado e cuidar da segurança. Além de melhorar as relações no ambiente de trabalho, essas práticas contribuem para o aumento da produtividade.
Quer manter o bem estar da sua equipe e garantir a saúde dos seus funcionários? Confira abaixo as 6 melhores práticas:
Cuide da segurança
Esteja sempre atento a todos os itens de segurança exigidos. Verifique a conservação de bombas, dos equipamentos de oficina mecânica e, caso haja, das áreas adequadas para caminhões. Ainda mais importante do que usar o uniforme completo é usar os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), então reforce isso com os seus funcionários diariamente. Com a segurança em dia, você garante a tranquilidade da equipe e evita acidentes no futuro.
Cuide do ambiente
Procure manter um ambiente limpo e agradável no seu posto. Verifique se ele é bem iluminado em todas as áreas e se está com a temperatura e ventilação adequadas. Se ele possui uma loja de conveniência, cuide da limpeza da mesma. Ofereça uma cozinha agradável para os funcionários, além de banheiros masculinos e femininos sempre asseados e armários (com cadeado) para guardar objetos pessoais.
Garanta a saúde física e mental
É fundamental cuidar da saúde física e mental de seus funcionários. Por isso, estimule sempre a prática de atividades físicas, faça convênios com planos de saúde, invista em palestras sobre a importância da saúde no trabalho, faça avaliações e distribua materiais educativos. Uma boa forma de incentivar o conhecimento e o exercício mental é manter uma pequena área com livros, revistas ou palavras cruzadas para os horários de intervalo.
Escute sua equipe
É muito importante estar atento a tudo que a sua equipe tem a dizer. Realize reuniões periódicas, faça avaliações individuais, escute os feedbacks e tente realizar as mudanças sugeridas pelos seus funcionários. Dessa forma, você garante um negócio em constante evolução e se posiciona como um líder com quem os seus colaboradores se sentem à vontade para contar e confiar.
Seja um exemplo
De nada adianta cobrar certas atitudes da sua equipe se você não segue o que propõe. Seja sempre o exemplo que você quer ver nos seus funcionários: ao realizar uma tarefa na área das bombas, sempre use os equipamentos de segurança exigidos; se vai promover palestras ou atividades, esteja sempre presente, incentivando sua equipe. Lembre-se ainda de se dirigir a eles com calma e cordialidade, da mesma forma que você espera que eles lidem entre eles e com os clientes.
Seja flexível
Em uma empresa com vários funcionários e normas específicas, é muito importante que o gestor seja flexível. Procure dialogar e entender o que está acontecendo antes de dar uma ordem ou cobrar alguma atitude da sua equipe: essa prática certamente evitará desgastes para ambas as partes. Mostre-se aberto a mudanças, avalie as necessidades coletivas e individuais, escute o que os seus funcionários têm a dizer e, sempre que possível, atenda as necessidades mais urgentes da equipe.