Em um mercado tão acirrado e de oferta e procura semelhantes como o de postos de combustíveis, a fidelização de clientes acaba por ser um diferencial entre eles. E isso tem um impacto significativo na principal métrica a ser analisada pelo seu posto: o ticket médio. Em linhas gerais, é ele quem te mostrará quanto um cliente, em média, gasta no seu posto em um determinado período (dia, mês ou ano).
De forma mais específica, o ticket médio pode te mostrar, inclusive, quanto cada consumidor gasta cada vez em que vai ao seu posto. Desta forma, a lógica é simples: quanto mais fiel for o seu cliente, maior será o seu ticket médio. Ter uma grande quantidade de clientes é o objetivo de qualquer posto, porém, mais importante ainda é impulsionar essa média de gastos. Portanto, nós vamos te ensinar como aumentar o ticket médio do seu posto de combustível.
Antes de mais nada, o cálculo para o ticket médio é simples: é a soma das vendas realizadas em um período (dia/mês/ano) dividido pelo número de clientes. Já falamos sobre a importância de um sistema de gestão para o seu posto, e este é um dos insights que podem ser gerados a partir dessa automatização.
Tudo começa por um bom atendimento
A qualidade do atendimento é fundamental para que o ticket médio do seu posto seja maior. Não é nenhum segredo: se a sua equipe de frentistas trata os clientes com cordialidade e atenção, é provável que eles voltem com frequência e até indiquem o seu posto para outras pessoas.
O seu papel como gestor é motivar os funcionários – afinal, um funcionário feliz naturalmente produz mais – e ajudá-los em estratégias de atendimento. Uma delas, por exemplo, é oferecer outros produtos e serviços durante o atendimento que sejam pertinentes para cada público-alvo – homens, mulheres, jovens, idosos ou segmentos mais específicos como motoqueiros e taxistas.
Programa de fidelidade e descontos
Tão desafiador quanto conquistar a fidelidade dos clientes é mantê-los nesta condição. Por isso, é possível adotar um programa de fidelidade para os consumidores mais frequentes. A partir disso, você pode oferecer brindes e descontos a partir de um determinado valor na compra. Lembre-se: um cliente fidelizado gasta, em média, 67% mais do que novos clientes.
Também é conveniente oferecer kits e descontos para elevar o seu ticket médio. Que tal um cupom de vale-presente para a sua loja de conveniência? É bem provável que, dada a oferta de produtos, ele consuma além do limite do cartão.
Há outras opções pertinentes, como descontos na troca de óleo e lavagem do veículo, kits como lubrificante + aditivo, entre outras opções. Feriados também podem gerar ações específicas interessantes. Tudo dependerá da sua criatividade para se diferenciar em relação à concorrência.
Conheça o seu público
Está provado: conhecer o comportamento de compra do seu cliente é a base para que você crie estratégias que elevem o ticket médio do seu posto. E para que a sua tomada de decisão seja sempre assertiva, conte com as soluções inteligentes da Quality Automação para o seu posto de combustível.
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