Todo negócio almeja crescer. Afinal, é parte fundamental do ciclo ter uma iniciativa, alcançar o sucesso e procurar formas de crescer ainda mais. Para isso, as metas são fundamentais para garantir que o posto de combustíveis irá sempre continuar crescendo. Esses são objetivos que irão apontar o rumo para os funcionários e ajudar a gerência a medir resultados. Por isso, definir metas é muito importante para o crescimento do seu posto de gasolina.
Os papéis das metas para os funcionários
As metas têm diversos papéis importantes no gerenciamento de um posto de gasolina.
Em primeiro lugar, elas apelam para o lado humano, tanto dos funcionários, como dos próprios gerentes. Sem um objetivo, ou um rumo, é muito comum ficar um pouco perdido, e estar “à deriva” significa que o trabalho não é feito de maneira ótima.
Além de impactar a sua motivação, a meta ainda tem o papel prático de esclarecer qual é a obrigação de cada um.
Uma meta, por exemplo, pode ser que o frentista passe pouco tempo com cada cliente, de modo a garantir que a interação seja rápida e eficiente. Isso significa que ele está fazendo bem o seu trabalho.
Por outro lado, o número de clientes atendidos em um dia pode ser uma meta mal implementada, já que a movimentação não está necessariamente ligada com o seu trabalho.
Em qualquer caso, as metas bem estabelecidas podem ajudar a compensar quem apresentar um bom desempenho, mostrando mais um aspecto motivacional.
A importância dos objetivos para o todo
Assim como nos funcionários, as metas têm múltiplos papéis para o posto e a gerência.
Primeiramente, ela é uma forma de autoavaliação. O posto pode estabelecer objetivos para garantir que continue crescendo e se certificar de que está caminhando na direção correta.
Mas, além disso, as metas são uma forma incrível de autoconhecimento.
Qualquer objetivo deve ser real. Ou seja, não adianta traçar metas inalcançáveis de forma prática, pois isso pode gerar uma frustração enorme tanto nos funcionários quanto na gestão.
Por isso, antes de estabelecer as metas é preciso conhecer muito bem o posto. Seguindo o exemplo anterior, se a meta for que o frentista passe pouco tempo com cada cliente, mas ele não tem o equipamento ideal para isso, ela está destinada ao fracasso antes mesmo de começar.
Então, um bom caminho é estabelecer a meta desejada, e ir trabalhando retroativamente para ver se ela é possível de ser feita. Se sim, ótimo, basta trabalhar em direção a esse rumo. Caso contrário, podem ser estabelecidos outros objetivos menores, que irão culminar no objetivo maior.
Isso significa que a cada passo a gerência irá conhecer um pouco mais sobre o posto, e encontrar oportunidades para crescimento, ou descobrir problemas que precisam de soluções.
Então, a meta é uma forma de avaliação dupla. Ela indiretamente pode determinar como o posto está no momento, pois, é preciso conhecer o negócio para estabelecer a meta. Mas também, ela é importante para determinar o futuro do seu posto, e a capacidade que ele tem para crescer.
Por isso, os objetivos e as metas são importantíssimos para que o posto cresça ainda mais. Elas motivam os funcionários e ajudam a gerência a conhecer ainda mais sobre o posto, e a lutar ainda mais para chegar lá no futuro.
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