Estamos vivendo em um momento atípico em nosso planeta. Por isso, cada setor precisa se mobilizar para garantir a saúde de todos os cidadãos. E apesar da flexibilização do isolamento social, é essencial entender as medidas da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Combustível – ANP para evitar a contaminação.
Então, se você ainda tem alguma dúvida do que fazer neste momento tão delicado, confira o post e descubra como manter a sua equipe atenta às medidas de prevenção adotados pela ANP.
As medidas da ANP para evitar a contaminação
De acordo com a resolução ANP N° 812, do dia 23 de março de 2020, foram tomadas algumas medidas da ANP para evitar a contaminação durante a quarentena do coronavírus.
O maior objetivo da resolução, é trazer medidas de modo a enfrentar esta emergência de saúde pública da melhor maneira possível.
Caso tenha adotado qualquer alteração que seja na rotina operacional do posto e que possa comprometer de forma total ou parcial o abastecimento de combustível no posto é necessário informar para a ANP através do e-mail: incidentes.movimentacao@anp.gov.br.
Neste momento, cada setor tem que fazer a sua parte. E os postos devem garantir o abastecimento dos veículos para ajudar a manter a infraestrutura do país, especialmente em relação ao essencial, como por exemplo os caminhões de transporte.
Medidas para evitar a contaminação
A ANP também informa que enquanto durar a emergência por conta da pandemia do coronavírus, estarão interrompidas as vistorias mais comuns.
Contudo, a principal das medidas da ANP para evitar a contaminação gira em torno do horário de funcionamento dos postos. Segundo o artigo n°5 da resolução acima, os postos de gasolina do varejo devem funcionar, no mínimo, de segunda-feira a sábado, no horário de 7:00 às 19:00hs.
Em casos em que seja necessário um funcionamento em um horário inferior a este, é preciso que o mesmo seja autorizado pela ANP.
Prazos
Além disso, a resolução da ANP também isenta os postos de combustíveis de algumas outras resoluções. Neste sentido, as mencionadas são:
- Prazos de processos de notificação da ANP e processos administrativos sancionados, a não ser que sejam urgentes;
- Resolução ANP N° 45, de novembro de 2013;
- Resolução ANP N° 6, de janeiro de 2015;
- Artigo 13 da Resolução ANP ° 784, de abril de 2019;
É importante deixar claro que estas isenções valem apenas enquanto durar a pandemia.
Por fim, a ANP deixa claro que todos os postos de combustíveis têm responsabilidade em relação ao abastecimento do país, especialmente neste momento difícil. Postos que causarem prejuízos ao abastecimento podem sofrer penalidades impostas pela ANP.
Dada à gravidade da situação, a APN também deixa claro que as recomendações podem mudar a qualquer momento. Por isso, a resolução pode ser alterada mediante a necessidade, sem fazer consultas ou audiências públicas.
As medidas da ANP para evitar a contaminação no atendimento ao cliente
Os postos de combustíveis chegam a atender centenas de pessoas por dia, mesmo em um momento de crise e isolamento como esse. Logo, é crucial atender as medidas da APN para evitar a contaminação no atendimento ao cliente. Os maiores objetivos são limitar a exposição da população ao vírus, e proteger a saúde dos colaboradores do posto.
Este é um momento difícil para todos. Mas com cada um fazendo a sua parte, iremos conseguir manter a cadeia de suprimentos em pleno funcionamento e evitar a proliferação do vírus, de modo a garantir a segurança de todos.
Orientações
Os frentistas devem manter certa distância em relação ao veículo, e abordá-lo com as mãos para trás. Assim, evita o contato com o cliente para que ele não tente cumprimentá-lo com um aperto de mão.
Se for necessário pegar as chaves para abastecer, é preciso tomar alguns cuidados extras. A partir deste momento, o frentista não deve tocar no nariz, nos olhos ou na boca, até que lave as mãos com água e sabão.
Caso precise atender o próximo cliente rapidamente, o frentista deve usar o álcool gel para higienizar de forma mais imediata, mas sempre que houver uma pausa, oriente os colaboradores a lavar as mãos de forma mais completa.
Durante o abastecimento, ele deve ser feito normalmente, e após entregar a chave de volta, oriente o frentista a colocar novamente as mãos para trás, de modo a evitar o contato.
Quanto ao pagamento, se o posto tiver alguma opção sem precisar usar o cartão, melhor ainda. O cliente deve ser orientado que esta opção existe e é preferencial neste momento. Se ele ainda solicitar pagamento pelo cartão, não tem problema. O frentista deve seguir o mesmo procedimento usado para pegar as chaves.
Após o pagamento e a finalização do atendimento, o oriente os frentistas a higienizar as máquinas de limpeza e a bomba de gasolina com o produto adequado. Quanto às mãos, elas devem ser lavadas com água e sabão após cada atendimento, se possível.
Cuidados
Como se trata de um posto de combustíveis, com produtos inflamáveis é preciso tomar certo cuidado ao fazer estas higienizações. Disponibilize sempre o álcool em gel 70% para os frentistas, e oriente-os a usá-lo sempre.
Por fim, mais uma boa dica é pedir para que os colaboradores não usem anéis, pulseiras ou qualquer outro tipo de adorno nas mãos. Estes são veículos para o vírus, sendo mais difíceis de lavar do que as mãos.
Também é importante garantir que os colaboradores tenham papel toalha para secar as mãos e ajudar nos processos de higienização.
Se quiser ficar por dentro de tudo que acontece em relação ao coronavírus, e possíveis novas medidas da ANP para evitar a contaminação, confira o nosso site e se cadastre para receber conteúdos como este, com as maiores novidades.
Tags:medidas da ANP, orientar sua equipe