Em meio à quarentena, surgem muitas dúvidas. Por exemplo, como os postos de combustíveis funcionarão durante a quarentena, de modo a respeitar o isolamento social e diminuir os efeitos da doença na população?
Se você tem dúvidas em relação a estes assuntos, este post vai trazer a resposta. Vamos ver o que a ANP diz sobre o assunto e como fica a questão das lojas de conveniência.
Como os postos de combustíveis funcionarão durante a quarentena?
A ANP publicou uma resolução que define algumas medidas sobre o funcionamento dos postos de combustível por conta do coronavírus.
A principal medida é em relação ao horário de funcionamento dos postos, que o funcionamento deve ser no mínimo de 7h da manhã às 19h da noite, de segunda a sábado. Esta medida é uma resposta direta a uma redução da demanda na venda dos combustíveis, além da diminuição da exposição ao vírus. A medida entrou em efeito no dia 23 de março.
Porém, na mesma resolução, a ANP deixa claro que esta decisão pode mudar a qualquer momento. Como o quadro em relação ao combate ao vírus é muito volátil, é preciso ficar atento às notícias mais recentes.
Além disto, existe uma série de recomendações para que o atendimento nos postos de combustíveis, seja feito com segurança, protegendo tanto os colaboradores do posto, quanto os clientes e toda a sociedade à sua volta. Alguns exemplos são:
- Manter uma distância do cliente e não apertar sua mão;
- Limpar a máquina de cartão e os equipamentos após cada atendimento;
- Lavar a mão com água e sabão após cada atendimento;
- Limitar os colaboradores apenas ao necessário;
- Higienizar áreas públicas;
- Mandar profissionais que apresentam sintomas para casa por 14 dias.
Como ficam as lojas de conveniência?
As lojas de conveniência não tem um posicionamento tão claro. Em São Paulo, por exemplo, elas ficam abertas para garantir que a população compre certos produtos mais facilmente.
Em outras cidades, como o Rio de Janeiro, a situação mudou. O prefeito da cidade carioca deu uma declaração no dia 25 de março de que os postos de conveniência poderiam ser abertos a partir do dia 27. Até então, a recomendação era estar fechado podendo ser alterada.
Por isso, como não existe uma resolução muito clara, em certos casos, o ideal é procurar o que a sua cidade determinou em relação ao funcionamento das lojas de conveniência.
De qualquer forma, a recomendação é que os produtos possam ser vendidos, mas os clientes não podem ficar dentro da loja. Ou seja, não podem ser vendidos alimentos para serem consumidos no local.
Assim como no caso dos postos de combustíveis, também existem recomendações para otimizar o funcionamento das lojas de conveniência neste momento, como:
- Manter as portas e janelas abertas;
- Evitar aglomerações dentro das lojas;
- Usar máscaras e luvas ao lidar com produtos e o público;
- Lavar as mãos sempre que possível;
- Ter álcool em gel próximo para fazer a higienização.
Portanto, no momento, é quarentena. Mas como a própria ANP deixou claro, isso pode mudar. Então, acesse o nosso site e cadastre-se para ficar por dentro de tudo que vem acontecendo neste momento!
Tags:quarentena