A automação comercial está presente na vida da maioria das empresas. Contudo, muitos negócios ainda não entendem do que se trata essa ferramenta e, assim, não exploram os benefícios que ela traz em diversos aspectos. Para quem é dono de um posto de combustível, torna-se ainda mais relevante conhecer o assunto, devido às inúmeras rotinas produtivas diárias.
Diferente do que se pode imaginar, a automação comercial não é um custo excedente, sendo um importante componente gerencial dentro do negócio. Para explicar melhor sobre o assunto trazemos esse artigo para você entender o que é a automação comercial e como aplicar no seu posto de combustível.
Características da automação comercial
Como o próprio nome indica, a automação comercial é a forma de automatizar processos dentro do ambiente interno de uma empresa. Em outras palavras, é centralizar operações e rotinas produtivas através de máquinas, sistemas e softwares baseadas no ambiente digital em detrimento do que é feito manualmente.
Esse tipo de ferramenta direcionada a soluções de sistemas e na própria tecnologia reduz o tempo para realizar as ações. Um exemplo: ao abastecer, um cliente pede a nota fiscal no seu posto. Com a automação comercial, o próprio sistema da empresa gera a nota do consumidor e envia para a contabilidade e/ou para a Sefaz (Secretaria da Fazenda). Tudo de maneira automatizada.
Como aplicar no seu posto
Há alguns elementos já aplicáveis no seu posto de combustível quando falamos da automação comercial. A máquina de cartão ou o computador do caixa são exemplos claros – e comuns à maioria dos negócios. Mas, não basta apenas ter o básico; é preciso possuir uma automação que maximize as operações e minimize as ações manuais. Para aplicar é preciso:
– Possuir sistemas gerenciais e de automação que centralizem os processos. Dessa forma, grande parte ou a totalidade das rotinas do seu posto de combustível estarão alocadas em apenas um lugar – facilitando o acesso, envio e análise de indicadores;
– Ter um suporte adequado para os sistemas, bem como atualizações do software. Isso permite ampliar as possibilidades e se posicionar a frente de muitos concorrentes que ainda não utilizam das vantagens da automação comercial;
– Escolher sistemas de gestão que tragam funcionalidades de competência do seu posto de combustível: controle de estoque, controle financeiro, emissão de notas fiscais, além de dados que indiquem o perfil e o seu relacionamento com clientes.
Para aplicar de forma contundente é preciso estar atento a um ponto: quem irá fornecer o sistema de automação comercial. Isso porque muitas empresas dispõem de softwares fechados, que não contam com atualizações e, para incluir funcionalidades, é preciso trocar todo o sistema. Softwares abertos, baseados em nuvem, trazem mais dinamismo, segurança e podem ser acessados até mesmo se você não estiver no posto de combustível.
Invista na automação comercial
É ela que contribuirá para você ter inúmeras vantagens:
– Ganho em produtividade, pois os funcionários não terão que fazer as operações manuais;
– Controle de estoque, principalmente dos itens da conveniência;
– Análise de dados e informações centralizadas para projeções futuras;
– Menos problemas fiscais, pois o processo das notas será feito de maneira automatizada.
Quer saber mais sobre o assunto? Acesse este link e agende uma demonstração com nosso time de especialistas. E não se esqueça de nos acompanhar no Instagram.