Armazenagem de combustíveis: entenda como esse processo é feito

Armazenagem de combustíveis: entenda como esse processo é feito

Armazenagem de combustíveis: entenda como esse processo é feito

Estabelecimentos que trabalham com venda e armazenagem de combustíveis devem estar sempre atentos às práticas de segurança.

Existem diversas normas e regras que devem ser seguidas por postos de gasolinas e distribuidoras de combustíveis para garantir a segurança de funcionários e clientes.

Por isso, para assegurar a preservação do meio ambiente, uma vez que esse tipo de substância pode ser muito prejudicial a todos e altamente inflamável, quando não armazenado e manipulado corretamente.

É possível armazenar combustível em ambiente domiciliar?

Apesar de muitos brasileiros recorrerem aos galões de gasolina para estocar o produto em casa em épocas de desabastecimento, essa prática é muito perigosa e, portanto, irregular. Por isso, no Brasil, armazenar combustíveis em casa sem uma licença para tal constitui crime, conforme as leis 8.176/91 e 9.605/98.

Ao possuir um produto altamente inflamável em casa sem as condições devidas de ambientação, manipulação e armazenagem, você está botando em risco a segurança de toda a comunidade à sua volta.

Quais são as opções de sistemas de armazenamento de combustíveis?

Além de proporcionar segurança, o armazenamento de combustíveis deve buscar a preservação da qualidade do produto e minimizar perdas. Os tipos de armazenamento se dividem entre o armazenamento acima do solo e o armazenamento subterrâneo.

O procedimento a ser utilizado vai depender do tipo de negócio e de seus objetivos. Seja acima ou abaixo do solo, o armazenamento requer o uso de tanques adequados para conservar esse tipo de substância.

Tanques subterrâneos

Os tanques subterrâneos são muito utilizados por postos de gasolina. Nesse caso, o tanque fica completamente enterrado e tem conexões com as bombas, uma estrutura exterior, acima do solo, utilizadas diariamente pelos funcionários para abastecer carros.

Essa forma de armazenamento é vantajosa por não ocupar muito espaço, uma vez que os tanques ficam de fato abaixo do solo, ocupando uma área que não seria utilizada normalmente.

Além disso, o perigo de incêndio é minimizado, visto que a terra impede a entrada de oxigênio, de maneira a inibir o processo de combustão.

Outra vantagem é que a terra protege o tanque de condições climáticas potencialmente prejudiciais à substância e à estrutura.

Tanques acima do solo

Os tanques acima do solo são bastante utilizados por distribuidoras, pois é necessário realizar o transporte dos reservatórios frequentemente. Por isso, esses reservatórios são também utilizados pela indústria química, na qual há a constante manipulação de combustíveis.

Dentre as vantagens do armazenamento em tanques acima do solo, é possível citar o custo reduzido de manutenção e instalação da estrutura em relação aos tanques subterrâneos, que requerem trabalho extra.

Outra vantagem está no fato de que um tanque acima do solo é visível e, portanto, quaisquer irregularidades ou vazamentos são facilmente notáveis e podem ser resolvidos rapidamente.

Você tem interesse em soluções na área de controle e armazenagem de combustíveis e de automação comercial ou ficou com alguma dúvida? Acesse o nosso site e cadastre-se para receber mais informações.

Tags:, , , , , , , , ,

Deixe um comentário

[widgetkit id="6"]