4 dicas para montar um orçamento empresarial eficiente para o seu posto

4 dicas para montar um orçamento empresarial eficiente para o seu posto

4 dicas para montar um orçamento empresarial eficiente para o seu posto

É um princípio básico dos negócios: antes que você possa ganhar dinheiro, precisa descobrir como gastá-lo. Elaborar um orçamento empresarial é uma maneira fundamental de ajudá-lo a transformar sua meta em realidade.

Não importa se você está abrindo um posto de combustíveis ou deseja melhorar a lucratividade do seu negócio atual. Criar um orçamento empresarial sólido é fundamental para o sucesso comercial.

Usando essa ferramenta vital, você pode acompanhar o dinheiro em mãos, despesas comerciais planejar a quantidade de receita necessária para manter seu negócio em crescimento. O uso consciente do orçamento empresarial aumenta suas chances de sucesso pela antecipação de necessidades futuras, gastos, lucros e por meio do uso eficiente do fluxo de caixa.

Com isso em mente, o artigo a seguir pretende detalhar 4 dicas de como montar um orçamento estruturado para o seu posto de combustíveis para melhorar o desempenho do seu negócio.

Boa leitura!

Como montar um orçamento empresarial?

Dica 1 – Inicie um processo contínuo

Elaborar um orçamento é mais fácil se você escreveu um no ano anterior. Essas projeções, juntamente com os valores reais de receitas e despesas que foram anotadas, formarão a base de suas estimativas para o próximo ano. Mas, se você está lendo este artigo, a chance é de que você nunca tenha escrito um orçamento para o seu negócio antes.

Por isso, se você tem um posto de gasolina e uma loja de conveniência (o padrão do mercado) o ideal é começar segmentando suas vendas e lucros. Comece desenvolvendo uma meta para suas receitas de vendas.

Dica 2 – Faça uma estimativa das receitas

Crie uma estimativa realista sobre o lucro que você gostaria de obter no próximo ano. Se você está no mercado há algum tempo, use as demonstrações financeiras mais recentes de sua empresa — sejam elas geradas por um livro de registro ou por um software — e use-as como base para desenvolver suas metas de vendas e lucro.

A razão pela qual você começa o seu orçamento empresarial com vendas ou lucros é porque essas informações orientarão o restante de suas estimativas de custos, despesas e gastos de capital.

Leve em consideração fatores que podem afetar seus números de vendas – como a economia ou a perda de um grande cliente – mas não se preocupe muito, porque o princípio básico do orçamento é que os números nunca serão exatamente corretos.

Dica 3 – Realize uma projeção das despesas

Calcule as despesas operacionais. Um bom lugar para começar, mais uma vez, são as demonstrações financeiras passadas. Esses documentos devem incluir uma lista detalhada das despesas fixas e variáveis incorridas durante o ano, incluindo salários e vencimentos, aluguel, impostos, a compra de combustíveis e outras.

No entanto, se você está apenas começando, vai precisar fazer um brainstorming para ter certeza de levar em consideração todos os custos do negócio.

Dica 4 – Descubra a rentabilidade geral do negócio

Por fim, é preciso descobrir a margem de faturamento bruto. Novamente, isso é muito mais fácil se você estiver no mercado há algum tempo. Nesse caso, estime o custo dos combustíveis e lubrificantes, dos produtos vendidos na loja de conveniência e dos demais insumos para fazer o seu posto funcionar e subtraia esse valor da receita geral de vendas.

Dessa forma, você terá apurado os principais segmentos de um orçamento empresarial eficiente para o seu posto de combustíveis. No entanto, para controlar essas métricas e ter uma projeção completa das finanças do seu negócio é necessário utilizar um sistema gerencial completo.

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