3 métricas de vendas que você precisa aplicar no seu posto de combustível

3 métricas de vendas que você precisa aplicar no seu posto de combustível

3 métricas de vendas que você precisa aplicar no seu posto de combustível

Contar com ferramentas de métricas de vendas não é apenas fundamental nos dias atuais, mas indispensável para a marca que deseja não só seguir crescendo, mas, sobretudo, sobreviver no mercado. Duvida?

De acordo com dados de uma pesquisa realizada pela Boa Vista SCPC, organização voltada para a prestação de serviços de proteção ao crédito, o número de novas empresas cresceu 13,6% no Brasil, em 2017, quando comparado com o ano anterior, 2016. Já em 2018, obteve um crescimento de 14%, representando 2,5 milhões de empresas a mais no mercado (dos mais variados setores, incluindo postos de gasolinas). Números que assustam, não é mesmo?

Mas não se preocupe. No artigo de hoje, abordamos três métricas de vendas que você pode aplicar em seu posto de gasolina e, assim, garantir à sua manutenção, desenvolvimento e sucesso. Confira!

1. Taxa de conversão de visitantes em leads

Atualmente, o marketing digital tem se apresentado como uma solução essencial para o posto de gasolina que deseja não só garantir o aumento de sua visibilidade no âmbito digital e no mercado local, mas também o aumento dos clientes. Para isso, os postos de gasolinas têm utilizado diversas estratégias, como a criação de landing page e envio de e-mail marketing para potenciais clientes.

A landing page é uma página de conversão, que busca, dito de modo mais claro, transformar visitantes em leads, ou seja, em oportunidade de negócios. Então, a taxa de conversão se coloca como uma importante métrica para o setor de vendas de uma empresa, visto que apresenta o número de oportunidades de negócios que o posto de gasolina tem em mãos.

A partir dessa informação — caso ela seja positiva, ele pode adotar uma estratégia mais aproximativa com os leads, como o envio de e-mail marketing com conteúdos que podem interessá-los e fazê-los, assim, tornaram-se clientes.

2. Custo de aquisição por cliente

Outra importante métrica de vendas é o custo de aquisição por cliente (CAC). Essa ferramenta mede, de acordo com os especialistas, os gastos que uma empresa teve para aumentar o seu número de clientes ou quanto precisam gastar para conquistá-los. Geralmente, calcula-se o total de despesas tidas com o setor de marketing e de vendas e divide o resultado pelo número total de clientes atraídos.

Se o valor for baixo, significa que o posto de gasolina pode estar fazendo um bom negócio. Exemplo: gastar R$ 3 mil para conquistar 5 mil clientes. Nesse caso, cada cliente custou cerca de R$ 1,66. No entanto, se tivesse gastado R$ 10 mil e conquistado R$ 50 clientes, então talvez não tenha sido um bom negócio. Nesse caso, cada cliente custou R$ 50,00. É preciso calcular se eles deixaram ao menos esse valor em compra para que a marca não saia no prejuízo e tenha obtido lucro.

3. Ticket médio

Também temos o ticket médio como métrica essencial para o setor de vendas. Essa métrica diz a média de valor gasto pelos clientes nas compras feitas. O cálculo é bem simples: basta dividir o volume de vendas pelos clientes que efetivamente compraram.

Geralmente, o ticket médio é utilizado pela equipe de vendas tanto diariamente quanto mensal e anualmente, para aferir o crescimento das vendas e de clientes.

Agora que você conhece algumas métricas de vendas, não deixe de aplicá-las ao seu posto de gasolina. Fazendo isso, o seu negócio se manterá competitivo e continuará crescendo.

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