Como aumentar as suas vendas com uma borracharia e troca de óleo

Como aumentar as suas vendas com uma borracharia e troca de óleo

Como aumentar as suas vendas com uma borracharia e troca de óleo

Uma das perguntas mais frequentes dos donos de posto é: Como consigo aumentar as vendas do meu negócio?

Além de se investir em um Loja de Conveniência, duas boas opções de diversificação do negócio para o aumento das vendas estão na instalação de uma borracharia e em uma troca de óleo. Afinal, elas exigem baixo investimento e dão um bom retorno para quem souber gerenciar os serviços com qualidade e eficiência.

Se você já gostou da ideia, então confira as dicas para acrescentar esses novos serviços no seu posto. Boa leitura!

1. Uma boa estrutura

Ela é essencial para atrair os clientes e também melhorar a produtividade da equipe. Lembre-se de ter em mente o espaço necessário para isso. Então, quanto maior o posto, mais chances de conciliar esses serviços no mesmo local.

Mas mesmo que o seu negócio não seja assim tão grande, é possível reorganizar os espaços. Afinal, o cliente que chega para abastecer também pode usufruir dos demais serviços.

No projeto, avalie os seguintes quesitos:

  • Onde os carros vão ficar enquanto estiverem sendo arrumados?
  • Qual o espaço ideal para o elevador e circulação segura dos funcionários?
  • Onde os pneus (usados e novos) deverão ficar estocados?
  • Onde guardar as ferramentas?
  • Qual o local onde os clientes vão esperar a conclusão dos serviços?

2. Fique atento à legislação

Um bom plano de gestão ambiental assegura que o posto está seguindo as licenças exigidas. Assim corra atrás de tirar os alvarás de funcionamento dos serviços. As exigências legais variam de cidade para cidade. Então, procure saber quais questões deverão ser atendidas em seu município.

Outro ponto para estar atento é a questão da logística reversa (é quando o produto usado volta ao fabricante, que é responsável pelo tratamento final), da qual pneus e lubrificantes fazem parte. Nesse processo é importante exigir também dos fornecedores o cumprimento de sua parcela de responsabilidade no processo.

3. Parceria com as marcas

E como seria ter a borracharia e o espaço de troca de óleo patrocinados? Alguns fornecedores costumam patrocinar e até financiam as instalações dos espaços para as atividades de lubrificação. Mas nesse caso, o posto fica atrelado exclusivamente a essa marca. Normalmente, esta é uma prática mais comum em postos bandeirados.

Da mesma forma, pesquise os fabricantes de pneus e veja o que eles podem oferecer de diferencial para o seu negócio. Uma loja para a compra de pneus também é um bom complemento.

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4. Treine seu pessoal

A capacitação dos colaboradores, deve ser um investimento constante. Esse é um ponto essencial para aumentar as vendas no seu posto. Portanto, vale para a equipe de pista, loja de conveniência e também para o serviço de lubrificação e borracharia.

Se possível, o ideal é que esses funcionários sejam exclusivos para o serviço de lubrificação e borracharia. Assim, você evita a perda de foco e desvio de função.

O pessoal de pista também deve ficar atento para oferecer sempre os serviços adicionais ao abastecimento. Por exemplo, a troca de óleo e a borracharia. Lembrando que promoções e descontos também podem ajudar nas vendas. Por fim, eles devem ser oferecidos pela equipe aos clientes.

Busque sempre capacitação para sua equipe, além de melhorar o atendimento aos clientes, isso mostra também o quanto você está preocupado com o crescimento profissional deles.

5. Utilize a tecnologia a seu favor

Uma equipe bem treinada faz toda a diferença em um atendimento! E hoje existem ferramentas de automação que podem ajudar a sua equipe nesta jornada.

O webPosto lançou o webOil, sistema que te ajuda, de maneira simples e rápida, descobrir os produtos ideais para a manutenção do veículo dos seus clientes.

Nele é possível informar a placa e receber informações completas do veículo, descobrir os produtos recomendados pelo fabricante, criar Ordens de Serviço de maneira simples e intuitiva e até cadastrar o cliente em poucos cliques para eventuais contatos futuros.

A ferramenta vai levar um atendimento mais profissional para as sua loja e otimizar a rotina do seu time, investimento necessário no seu negócio!

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