A primeira impressão é a que fica. O ditado popular também se aplica quando o assunto são os postos de combustíveis. E o segredo para manter a imagem positiva do seu negócio está em investir para ter uma equipe motivada.
Os especialistas em comportamento e recursos humanos destacam que quando há motivação, os resultados surgem em pouco tempo e em todas as áreas do seu negócio.
E em time que está ganhando não se mexe, ou seja, você terá uma menor rotatividade de funcionários. Assim, seu posto terá uma equipe campeã, pois se sentem valorizados e reconhecidos.
Mas, como manter essa turma motivada? Nós vamos responder nesse artigo.
1º passo: Converse com seus funcionários
A gestão do posto é feita com dados, mas também com a observação do dia a dia. Por isso é tão importante dar e receber feedbacks da equipe. E isso acontece por meio de conversas. Seu funcionário está na pista e faz o contato direto com o cliente, portanto, pode entregar informações preciosas.
E ao dar o retorno para o funcionário sobre o desempenho dele, você também proporciona o seu crescimento. Esse passo também contribui para a melhoria do ambiente interno do posto, pois todos se sentem parte do negócio.
2º passo: Programa de incentivo e benefícios
O reconhecimento do trabalho vai muito além do salário. E o programa de incentivo com premiações por desempenho, sugestões ou outras ações são sempre bem-vindas. E as bonificações podem ser com viagens, presentes, brindes e outros itens.
Oferecer plano de saúde e odontológico, cesta básica, entre outros benefícios também é fundamental para manter os funcionários determinados em atingir as metas.
3º passo: Treinamentos constantes
O aperfeiçoamento da equipe é uma ótima forma de motivar a todos. Palestras, cursos, workshops e outros tipos de treinamentos mostram o quanto a sua empresa se preocupa em manter todos atualizados.
Invista em treinamentos variados, desde o atendimento ao público, as novidades do setor e até mesmo como cuidar das finanças pessoais, por exemplo.
A escolha do local do evento também conta ponto. Pode ser em um espaço dentro do posto, em um cerimonial, hotel ou escola de treinamento. Tudo vai depender dos recursos disponíveis e tempo do evento.
E lembre-se também de escolher com atenção o palestrante. Converse com outras pessoas que já o contrataram, confira as redes sociais e, se possível, solicite uma demonstração pessoalmente.
Após o evento, faça uma avaliação por escrito da equipe, que pode ser anônima ou não. Essa é uma forma de saber se o treinamento foi o esperado e como pretendem aplicar no dia a dia.
4º passo: Benefícios e parcerias
Descontos em farmácias, restaurantes, lanchonetes, escolas, entre outros estabelecimentos são uma boa forma de incentivar sua equipe.
E para não gerar gastos extras, ofereça aos parceiros descontos para abastecerem os veículos. Assim todos saem ganhando.
5º passo: Plano de carreira
Imagina a alegria de um funcionário que começou como frentista e chegou a gerente?! Exemplos assim elevam a moral de todo o grupo, que vê oportunidades de crescimento dentro da empresa.
Daí, a importância de um plano de carreira. As metas que levam ao crescimento profissional são um excelente estímulo para a equipe.
Apresente o plano que deve ser claro e de fácil entendimento para todos. Você verá que sempre vale a pena investir em talentos.
6º passo: Comemorações
Aniversários e outras datas comemorativas merecem celebrações. Isso também é a valorização e conta muitos pontos para sua equipe.
Tenha no seu planejamento as datas mais importantes para o seu negócio, bem como para os colaboradores, a exemplo dos aniversários, e clientes. Para celebrar a data vale fazer uma pequena festa interna ou presentear o funcionário.
E agora ficou mais fácil dar o primeiro passo para ter uma equipe motivada e campeã em atendimento e resultados? Coloque em prática e depois nos conte os resultados dessa equipe campeã. E se você quer receber mais dicas como essa em seu e-mail, assine nossa newsletter.