O cliente pega o telefone, entra no app de delivery, escolhe o seu pedido e recebe tudo no conforto de sua casa. Se identificou com este tipo de venda? Comprar sem a necessidade de sair de casa é uma prática muito utilizada nos dias de hoje, principalmente pelos brasileiros que estão se habituando ao formato que começou a se consolidar fortemente na época da pandemia.
O delivery alimentício é o mais utilizado no país, e corresponde a 50% de toda a movimentação nas plataformas digitais na América Latina. Além de ser comum a prática em restaurantes, farmácias e até supermercados, um novo modelo tem chamado a atenção dos consumidores: o delivery de combustíveis.
Foi regulamentado pela ANP a entrega de gasolina e etanol em domicilio e com isso surge uma nova oportunidade de fidelizar clientes e aumentar o faturamento do posto. Vamos entender como ele funciona e como adequar o seu negócio? Então, continue a leitura.
Como funciona o delivery de combustíveis?
O sistema funciona de maneira bem simples! O cliente entra em contato com o posto e faz o seu pedido. Na sequência, o posto informa o valor aproximado do pedido e o prazo para entrega. Em seguida, é necessário informar o endereço de entrega e fazer o pagamento.
Na entrega, o cliente assina o recibo, o posto pode fazer a entrega direto no tanque do carro e pronto! Super prático.
Tudo precisa ser feito dentro do aplicativo do posto, que inclusive, fornece monitoramento em tempo real do pedido. Esta é uma excelente maneira de oferecer comodidade e economia para os clientes. Afinal, não é necessário que eles se dirijam até o seu estabelecimento para encher o tanque.
De acordo com a ANP, o intuito do serviço é aumentar a eficiência e competitividade do mercado de venda de combustíveis do Brasil.
Adequação e normas de segurança
O investimento para adequar o seu negócio ao delivery de combustíveis não é barato. Estima-se que com a compra do veículo e com os ajustes necessários para fazer um transporte com segurança, o valor inicial seja de R$250 mil.
O posto que quiser se adequar a modalidade precisa de obter uma autorização especifica junto da ANP e participar do Programa de Monitoramento da Qualidade do órgão.
Além disso, as entregas só podem ser feitas por postos com lojas físicas e dentro dos limites do município da empresa.
Um ponto importante de observação é que não será possível o abastecimento em locais subterrâneos, como garagens, e ruas de muita circulação, onde seja proibido estacionar ou com pisos permeável ou semipermeável. Também é vedado o delivery de combustível em locais próximos a galerias pluviais e em vias urbanas de trânsito rápido.
O delivery de combustíveis pode ser o grande diferencial do seu negócio, ainda mais se o serviço não existir na sua região. Uma excelente alternativa para colocar no planejamento estratégico do seu posto.
Quer ficar por dentro destes e de outros assuntos? Então não se esqueça de nos acompanhar em nossas redes sociais: Instagram e Facebook.