Dicas para investir no seu posto bandeira branca e aumentar as vendas

Dicas para investir no seu posto bandeira branca e aumentar as vendas

Dicas para investir no seu posto bandeira branca e aumentar as vendas

Entre 2018 e 2023 o cenário dos postos de combustíveis no Brasil sofreu transformações significativas. De acordo com dados da ANP, neste período, os postos de bandeira branca experimentaram um crescimento impressionante de 16%, somando 2.884 novos estabelecimentos e alcançando a marca de 20,8 mil, representando 47% do total nacional. Enquanto isso, as redes associadas às principais bandeiras do país sofreram um declínio de 6,3%, perdendo mais de 1.100 postos.

Essa mudança de panorama indica uma crescente preferência pelos postos sem marca, impulsionada pela liberdade que oferecem aos proprietários para escolherem fornecedores, resultando em preços mais competitivos para os consumidores.

E uma coisa é certa: com preços tão competitivos no mercado é preciso criar estratégias para se diferenciar da concorrência! Sendo você proprietário de um posto bandeira branca, o processo fica muito mais simples. Afinal, você não está atrelado a uma marca e nem precisa trabalhar de maneira padronizada.

No artigo de hoje, separamos dicas para tornar o seu posto mais atraente e ganhar vantagem competitiva perante a sua concorrência. Boa leitura!

Crie uma identidade visual marcante

Sabe aquela marca que só de olhar um post na internet você já sabe que loja é? Então! Isso se chama identidade visual bem construída.

A primeira impressão é crucial, e no mundo dos postos de combustíveis, uma identidade visual marcante pode ser o diferencial. Invista em uma marca que seja facilmente reconhecível, transmitindo confiança e profissionalismo.

Cores vibrantes e um design atrativo podem criar uma conexão positiva com os clientes desde o primeiro momento. Com apoio de um profissional da área de publicidade e marketing é possível definir a paleta de cores e as melhores fontes para compor esse novo layout para o seu posto.

Lembre-se que essa nova identidade será aplicada em diversos materiais – logotipo, impressos em geral, redes sociais, outdoor, etc. Logo, ele representará o seu negócio para o público.

Com essa identidade em mãos, é chegada a hora de aplicá-la para tornar o seu espaço um super diferencial da concorrência.

Ambiente atrativo

Como dito anteriormente, o posto bandeira branca ganha vantagem dos bandeirados no quesito personalização. Nele você consegue pensar em montar tudo conforme o seu gosto sem precisar seguir padrões.

Por isso, esse se torna o grande X da questão: abuse da sua nova identidade visual! Antes de aplicá-la, estude o seu entorno e veja o que pode ser um diferencial no seu negócio e o que não pode faltar!

Transforme seu posto em mais do que apenas um local para abastecer. Crie um ambiente agradável e acolhedor, investindo em paisagismo, limpeza e organização. Mesas e cadeiras ao ar livre podem proporcionar um espaço de descanso agradável para os clientes, incentivando-os a permanecerem por mais tempo.

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Loja de Conveniência

A loja de conveniência é o coringa de qualquer posto! Em muitos casos, ela pode se tornar um fator decisivo até na hora de abastecer. Afinal, com preços tão competitivos no mercado, o cliente que além de abastecer ainda precisa dar um pulo na conveniência, pode acabar escolhendo o concorrente por ter uma loja ou a dele ter uma aparência melhor.

Por isso, invista em um visual atrativo e em uma boa sinalização. Placas de led, totens de marcas específicas e não se esqueça dos impressos! Por exemplo, tem promoção rolando na sua conveniência? Abuse da criatividade e monte cartazes para serem disponibilizados do lado de fora da loja. Eles vão fazer toda a diferença!

E claro, não se esqueça de fazer uma boa disposição das mercadorias. Os produtos de primeira necessidade, as de compra por impulso e emergência. Produtos variados e mais difíceis de se achar, como os importados, também são um diferencial.

 

1 – Snacks para quem tem pressa!

Já te bateu aquela fome no trânsito, mas a pressa de chegar logo em casa (ou a preguiça de sair do carro) te impediu de descer para ir até a conveniência? Pois essa é uma excelente estratégia para aumentar as suas vendas de snacks e até bebidas na pista!

Entre uma bomba e outra coloque carrinhos ou totens de snacks e, quem sabe, até um mini freezer com refrigerantes e água. Isso vai mudar totalmente a experiência do seu cliente no posto e alavancar as vendas desses produtos. Invista em chips, balas, chocolates, entre outros.

Essa também é uma excelente forma de suprir a necessidade de postos que não possuem uma conveniência. Ah! Não se esqueça de caprichar na sinalização, sempre mantendo o padrão do restante do seu posto.

2 – Espaço para food trucks e novos negócios

Tem espaço, mas está sem grana para investir em novos negócios? Aproveite para alugar os locais! Áreas livres são excelentes oportunidades de aluguéis para food trucks da região, por exemplo, aquele churrasquinho, hambúrguer e até loja de doces podem fazer a diferença no seu movimento.

Além de lucrar com o aluguel do espaço, você pode, inclusive, limitar a venda de bebidas para a sua conveniência. Assim, o seu movimento na loja não diminui e o lucro aumenta. Excelente ideia, não?

Ao reservar um espaço para essas iniciativas, você não apenas atrai mais clientes, mas também contribui para o desenvolvimento da comunidade local. Variedade é a chave para atrair diferentes públicos.

3 – Ducha e troca de óleo

E agora, tendo um espaço tão atrativo e cheio de opções para “prender” a clientela, que tal investir em serviços que podem ser feitos enquanto o seu cliente faz um lanche?

Invista em um espaço com lavagem rápida de veículos! Uma ideia para agregar ainda mais os serviços oferecidos é contar também com lavagem interna, polimento, higienização do ar-condicionado e até impermeabilização de estofados. Tenha certeza de que eles vão ser um diferencial!

Além disso, a troca de óleo é um serviço praticamente obrigatório no seu posto! Trabalhe com produtos de qualidade e com programas de fidelidade e veja as suas vendas deslancharem!

Iluminação que faz a diferença

Não subestime o poder da iluminação. Uma iluminação adequada não apenas promove a segurança, mas também destaca visualmente o posto, tornando-o mais convidativo durante a noite. Considere opções de iluminação sustentável para economizar energia e destacar seu comprometimento com a responsabilidade ambiental.

Além de iluminar a fachada, o interior do posto também deve ser claro. Portanto, invista em uma iluminação de qualidade, preferencialmente com luzes brancas. E se possível, instale energia solar. Além da economia, reflete a sua preocupação com o meio ambiente.

Em um mercado em constante evolução, a flexibilidade e a inovação são essenciais para o sucesso. Ao implementar estratégias que agreguem valor à experiência do cliente, seu posto bandeira branca estará bem-posicionado para enfrentar os desafios e colher os frutos do crescimento contínuo.

Lembre-se: a chave para o sucesso está em oferecer não apenas combustível, mas uma experiência completa que conquiste a fidelidade dos clientes.

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