Você já precisou deixar os seus dados pessoais (nome, e-mail, telefone, etc.) para concorrer a uma promoção e depois ficou recebendo diversas mensagens da empresa? Ou melhor: já fez isso no seu posto de combustíveis?
Essa é uma situação bem comum em qualquer negócio que tem interesse em capturar o contato de um possível cliente para oferecer produtos ou promoções futuramente. Contudo, saiba que agora é preciso ficar de olho! Isso tudo porque a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) já entrou em vigor e pode até gerar punições financeiras caso você a descumpra.
O assunto é sério e é necessário ficar de olho para não acabar sendo surpreendido! Portanto, para que você não tenha problemas, montamos este artigo tirando todas as dúvidas sobre a LGPD. Além disto, saiba como ela vai afetar o seu posto e o que pode acontecer caso você não cumpra com a nova lei.
Vamos começar? Boa leitura.
O que é a LGPD?
A Lei Geral de Proteção de Dados entrou em vigor no dia 18 de setembro de 2020. Ela tem como intuito reforçar a privacidade e combater o uso indevido de informações pessoais de clientes pelas empresas.
Agora, na hora de colher qualquer dado na internet, é obrigatório exigir consentimento para utilizar as informações deixadas pelo usuário. Da mesma forma que vale para pessoas jurídicas, a lei também vale para pessoas físicas.
Como isso vai afetar o meu posto?
Se você tem algum programa de fidelidade ou faz muitas promoções no negócio, precisa ficar atento a alguns pontos! Afinal, é preciso ficar de olho para que nenhuma informação desses clientes vaze. Além disto, é importante ter cuidado para que não seja feita nenhuma abordagem indevida. O mesmo vale com as informações de seus funcionários ou de pessoas que se cadastrem para trabalhar na sua empresa.
Agora se você conta com um site, é necessário também revisar as políticas de privacidade e a política de cookies. Além disto, é importante também readequar contratos com consumidor. Por fim os de trabalho e terceirizados.
O que vai acontecer caso eu descumpra a nova lei (LGPD)?
O descumprimento da LGPD, além de dores de cabeça, pode gerar multas para a sua empresa. Afinal, o principal objetivo da lei é garantir a transparência no uso de dados dos seus clientes e usuários.
Em um primeiro momento, por conta da adequação, as empresas vão ser notificadas. Entretanto, a partir de maio de 2021 as penalidades começam a ser aplicadas. Dentre elas estão:
- Suspensão do banco de dados da empresa por até 6 meses;
- Proibição de total ou parcial de atividades ligadas ao uso de dados de clientes;
- Multas em dinheiro.
Após fiscalização, sendo comprovada a irregularidade, as multas podem chegar a 500 milhões de reais ou 2% do faturamento total da sua empresa. Portanto, não dá pra brincar com isso, não é mesmo?
Como me adequar a nova lei?
Para se prevenir de sustos, você precisa contar com um profissional que entenda de Direito Digital ou ligado à área de informática. Em suma, ele vai fazer revisão de todos os seus contratos e banco de dados. E claro, contar com um sistema de gestão adequado a nova lei vai fazer toda a diferença!
O webPosto é assim! Nossas diretrizes são adequadas a LGPD e garantem a segurança nos dados de seus clientes. Enfim: Segurança e praticidade é com a gente!
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Tags:LGPD, posto de combustível