A partir de agosto, os carros brasileiros serão abastecidos com uma nova gasolina. O anúncio foi feito pela Petrobrás e visa melhorar a qualidade do combustível, equiparando ao produto consumido nos principais mercados mundiais, como Europa e Estados Unidos.
A mudança acontecerá nas refinarias de todo o país e no combustível importado por meio de um aumento na octanagem. Além disso, a resolução que determina essa alteração foi aprovada em janeiro pela ANP. Por meio de pesquisas e estudos, o órgão avaliou a necessidade da mudança.
Veja agora algumas vantagens e desvantagens dessa nova gasolina no Brasil.
Vantagens e desvantagens
Veja o que muda:
- Valor mínimo da massa específica, o que resulta em melhor dirigibilidade dos veículos
- Parâmetros de destilação, contribui no combate à adulteração de combustível;
- Fixação de limites para a octanagem RON, o que reduz as emissões de poluentes e traz benefícios ao meio ambiente;
- Reajuste no preço do litro para o consumidor final estimada entre R$ 0,04 e R$ 0,10, mas, por outro lado, com uma qualidade superior o consumo será menor, elevando a quilometragem por litro, a performance e protegendo o motor;
- As gasolinas comum e premium passam a ter densidade mínima de 715 kg/m3, o que dará mais potência e rendimento para o motor;
- Adoção do limite RON (sigla em inglês para research octane number ou método octano de pesquisa), com a promessa que os motoristas terão mais conforto, pois o motor vai ter menor possibilidade de batida de pino – queima da gasolina antes do ponto certo – e menos oscilações de marcha lenta e motor mais suave.
Bom para o bolso e para o meio ambiente
A resolução que determina essa mudança foi aprovada em janeiro pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Por meio de pesquisas e estudos, o órgão avaliou a necessidade da mudança.
É interessante ressaltar que além do aumento da qualidade da gasolina, tanto comum quanto a premium, a mudança também será uma avanço quando pensamos no meio ambiente, com a redução nos níveis de emissões de poluentes.
Que tal gerenciar melhor o seu posto?
Com essas mudanças anunciadas, os postos de combustíveis também precisarão se adaptar aos novos tempos e trazer essas novidades para seus estabelecimentos. Em outras palavras, o seu posto está preparado?
Com o webPosto é possível ter de forma fácil e ágil o total controle do caixa, da pista e das bombas de combustível.
Veja aqui em nosso site as funcionalidades do sistema de gestão mais completo do mercado e saiba como ele pode ajudá-lo nas rotinas do seu posto de combustível e loja de conveniência.
Solicite uma demonstração sem compromisso do nosso sistema e RENOVE SEU NEGÓCIO!
Tags:combustível, nova gasolina, postos de combustíveis