Na hora de abastecer o veículo, muitos motoristas se deparam com uma escolha que pode parecer simples, mas que pode levantar diversas dúvidas: optar pela gasolina comum ou pela aditivada?
Embora ambas as opções pareçam similares à primeira vista, elas apresentam diferenças significativas que podem impactar o desempenho do veículo, a manutenção do motor e até o bolso do consumidor. E o time do seu posto, revendedor? Está preparado para responder sobre essas diferenças e vender mais os produtos?
Neste artigo, vamos explorar detalhadamente as principais divergências entre a gasolina comum e a gasolina aditivada, entender o que cada uma oferece e como essa escolha pode influenciar no dia a dia de quem está ao volante. Boa leitura!
A Gasolina Comum
A gasolina comum é derivada do petróleo e possui uma adição de 27% de etanol anidro.
Essa porcentagem ajuda na diminuição de poluentes, como o monóxido de carbono (um dos gases do efeito estufa) e também melhora a octanagem do motor – ou seja, a potência para mover o veículo.
Por não possuir aditivos, a gasolina comum comercializada em diversos postos de gasolina é bem parecida uma com a outra, apesar dos seus preços variarem um pouco.
Os resíduos oriundos do processo de combustão, que acontece quando o veículo está em movimento, podem se acumular e causar problemas para o motorista. Como, por exemplo, o entupimento das válvulas ou o comprometimento do desempenho delas. Por isso, é preciso ficar de olho nas manutenções preventivas do seu veículo.
A Gasolina Aditivada
A gasolina aditivada possui um custo mais alto que a gasolina comum, e por esse motivo, muitas vezes, não é a mais usada pelos motoristas. Entretanto, ela pode trazer diversos benefícios para os veículos.
O termo “aditivada” em seu nome significa que esse combustível contém aditivos detergentes, que funcionam como uma verdadeira limpeza dentro do tanque do veículo, mais especificamente nos injetores e bombas – mantendo assim, uma combustão adequada do motor.
Por realizar essa limpeza, a longo prazo, a gasolina aditivada oferece mais vantagens no seu uso. Por exemplo, essa gasolina também possui na sua fórmula antioxidantes que conseguem atrasar o processo de envelhecimento do combustível.
Quando o combustível fica muito tempo parado no tanque do veículo, ele pode causar alguns problemas, mas se a gasolina nesse tanque for aditivada, esse problema não vai existir.
A gasolina aditivada também diminui consideravelmente a quantidade de carbono do motor, o que faz com que a quantidade de gás carbônico emitida para a esfera terrestre seja menor.
Por isso, alternar o uso desses dois tipos de gasolina é uma boa opção, por conta do preço e dos benefícios de ambas.
Principais diferenças
A principal diferença está nos aditivos químicos. Enquanto a comum é basicamente composta de gasolina tipo C e etanol anidro, a aditivada ainda recebe: detergentes, dispersantes e agentes anticorrosivos.
O objetivo desses componentes extras é manter a limpeza do motor e evitar danos por sujeiras. Por conta disso, a gasolina aditivada tende a ser mais cara que a comum e para que o cliente esteja ciente destes benefícios, é necessário contar com uma equipe bem treinada.
Equipe treinada = mais vendas
É preciso estar consciente que a gasolina aditivada nem sempre é a primeira opção do cliente. Entretanto, com as estratégias certas é possível conquistar essa fatia do mercado que tende a crescer quando vê os benefícios.
O segredo está, principalmente, em preparar sua equipe de pista. Eles devem ser treinados para responder às dúvidas e se tornarem consultores para os clientes. Afinal, ao mostrarem que têm conhecimento, os frentistas conquistam e efetuam mais vendas.
Para estimular ainda mais, crie metas de vendas mensais e estabeleça comissões e prêmios. Reconheça aqueles que realmente tem foco e visão.
Além disso, promova treinamentos periódicos com o seu time. Eles são importantes para o aperfeiçoamento da sua equipe e vão ser uma peça fundamental nas vendas da pista.
Gostou dessas dicas e quer sempre por dentro das novidades sobre postos de combustíveis? Então não deixe de nos acompanhar em nossas redes sociais: Facebook e Instagram.
Tags:automação, consumidores, crescimento, dica, economia, financeiro, gestao, motoristas, posto de combustível, postodegasolina, tecnologia, webposto