Planejamento de vendas: como fazer um para o meu posto de combustível?

Planejamento de vendas: como fazer um para o meu posto de combustível?

Planejamento de vendas: como fazer um para o meu posto de combustível?

Por que fazer um planejamento de vendas em minha empresa? Há muitas maneiras de fazer o seu negócio prosperar e aumentar sua lucratividade, mas nenhuma delas é tão prática para gerar renda quanto as vendas. Mas a arte de vender envolve estudos, organização e principalmente planejamento.

Além disso, na gestão de um posto de gasolina uma analogia perfeita é imaginar as vendas como o motor e o planejamento como o combustível. É a partir deste plano de ação que você decidirá o que será feito para aumentar o seu volume de vendas, mas não antes sem analisar uma série de fatores.

Desta forma, aqui você irá descobrir como fazer um planejamento de vendas para o seu posto de combustível.

Portanto, o planejamento de vendas é uma ferramenta que orienta o gestor a conduzir as vendas de um negócio. Este planejamento basicamente consiste nas definições dos objetivos e de como alcançá-los, criando mecanismos para tal.

Como fazer um planejamento de vendas?

Em primeiro lugar, é preciso fazer um check-up dos processos e resultados de vendas do seu posto. A quantas anda o fluxo de caixa, que nada mais é do que a movimentação financeira do seu empreendimento? Suas vendas baixaram durante algum período do ano? Isto está relacionado com questões internas ou influências do mercado? É a partir desse levantamento de dados que você poderá rever ou criar metas.

Uma análise de ambientes também se faz necessária.

Você pode utilizar a análise SWOT, que nada mais é do que a abreviação em inglês de quatro termos: forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.

  • Quais são os pontos fortes do seu desempenho?
  • Quais são as dificuldades a serem enfrentadas?
  • Quantas as oportunidades no mercado?
  • Quantos problemas eu posso enfrentar?

Tudo isso deve ser combinado com uma boa análise de mercado, na qual você analisará como a política e a economia podem indicar avanços no ano, as ações da concorrência e as oportunidades de crescimento a ser aproveitadas.

O último ponto antes de estabelecer as metas é avaliar o desempenho da sua equipe de vendas. Certifique-se de que a sua equipe de colaboradores está devidamente capacitada para colocar em prática o planejamento desenhado. O engajamento destes profissionais é fundamental para o plano dar certo.

Assim, portanto, você irá definir as metas e objetivos a serem atingidos. Lembre-se: as metas precisam ser claras e diretas. Elas também precisam ser atingíveis, pois caso você estabeleça algo irreal, você coloca a própria motivação da sua equipe de funcionários em risco. Quando a sua equipe estiver ciente do fluxo a ser seguido, os resultados serão apenas consequência.

Monitoramento de vendas

O sucesso de um planejamento de vendas também depende do acompanhamento dos resultados, e isso só é possível ao determinar métricas de análise. Por exemplo, se você estabeleceu aumentar o número de clientes fidelizados em um determinado percentual, o índice de fidelidade é a métrica que o ajudará a acompanhar os resultados.

Se o objetivo é aumentar o valor médio das compras, você precisa estar atento ao ticket médio. Esse acompanhamento é indispensável para saber se o plano está dando certo e, caso contrário, identificar o que pode ser modificado.

Gostou das dicas? Se deseja receber mais conteúdos exclusivos, clique aqui e cadastre-se em nosso site!

Tags:, , , , , , , ,

Deixe um comentário

[widgetkit id="6"]