Na era digital em que vivemos, quando uma pessoa tem uma dúvida ou quer saber mais sobre algum produto ou serviço, fazer uma pesquisa no Google já é um comportamento natural.
Mas no passado, quando não havia os buscadores de internet, como esse processo funcionava? Normalmente, buscava-se alguma referência com alguém próximo: família, amigos, colegas de trabalho, etc. Na prática, o chamado “boca a boca”.
O que é o marketing “boca a boca”?
Não há como negar que as relações humanas se modificaram. Mas será mesmo que o boca a boca não existe mais? Quem pensa dessa forma está enganado. Para as empresas, este tipo de marketing sempre será insubstituível.
Afinal, nada melhor do que você ouvir de alguém que você realmente confia que aquele produto ou serviço realmente é de qualidade. Neste cenário, como utilizar o marketing boca a boca nos postos de combustíveis?
O relacionamento com o cliente sempre será determinante no sucesso do seu negócio. Você já está ciente da importância da fidelização de clientes para o seu posto. Para começar, um cliente fiel possui um ticket médio maior (isto é, gasta mais em uma determinada compra).
Mas não é apenas isso: a partir dessa rede de clientes fidelizados, você terá simplesmente os melhores vendedores do seu posto de combustível.
Como estimular o marketing boca a boca
O cliente que se torna um “vendedor” carrega a bandeira da sua empresa: indica para mãe, pai, irmãos, primos, amigos e todos ao seu redor. Mas claro, para que isso aconteça, é preciso haver um estímulo. E o que fará diferença para estimular o marketing boca a boca do meu posto?
Atendimento de qualidade
Este é o fator diferencial para que o cliente não apenas retorne ao seu posto, como também trabalhe a seu favor fazendo um marketing gratuito fora dele.
Como os frentistas são os responsáveis pelo primeiro contato com o consumidor, é fundamental que esta abordagem seja feita de forma solícita e cordial, consciente dos serviços a serem oferecidos e da importância de oferecer a melhor experiência possível.
Redes sociais
As redes sociais são uma importante estratégia de marketing digital e que também estimulam o marketing boca a boca. Afinal, quanto mais pessoas você consegue alcançar, maior será a possibilidade de manter a sua marca viva na mente desses usuários, de forma que eles também divulguem o seu produto.
Para isso, claro, você precisa não apenas conhecer e atingir o seu público-alvo, mas também ter perfis ativos, que interajam com seus seguidores, perfis que melhorem a imagem da sua marca e, assim, conquistem mais clientes.
Tenha produtos de qualidade
Parece básico, mas para essa estratégia funcionar, obviamente, você precisa oferecer produtos e serviços de qualidade. Afinal, de nada vale oferecer um bom atendimento e ter uma estratégia efetiva nas redes sociais se você oferece no seu posto um combustível adulterado, por exemplo. Portanto, fuja da ilegalidade e mantenha transparência com o seu cliente.
Desta forma, não subestime a importância do marketing boca a boca. Seguindo esses passos, os seus clientes terão muitos motivos para falar bem do seu posto.
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