Ter à disposição um tratamento personalizado e direcionado para as demandas faz com que o consumidor crie uma relação especial com o estabelecimento. Esse tipo de postura contribui para a fidelização de clientes.
Em um posto de combustível, isso não é diferente. No momento de crise econômica e de alta concorrência, é fundamental investir em alternativas para conquistar a freguesia e manter o bom funcionamento do negócio.
Neste post, vamos destacar boas iniciativas que podem proporcionar melhores resultados ao estabelecimento nas ações voltadas para atrair os clientes. Confira:
Priorize a qualidade no atendimento
Há diversos tipos de motoristas, mas todos têm algo em comum: não gostam de esperar muito tempo para serem atendidos. A rapidez e a simpatia são fatores que ajudam a cativar o consumidor. Se tiver um frentista mal-humorado na equipe, a possibilidade de ele afastar alguns clientes é enorme.
Outra ação importante para melhorar a qualidade do atendimento é mostrar boa vontade. Não basta apenas cumprimentar com educação e colocar o combustível no tanque. É interessante também oferecer iniciativas, como calibrar os pneus, verificar o nível do óleo, limpar o vidro do carro, entre outras.
Procure oferecer vantagens
O bom atendimento é um diferencial marcante. Contudo, o consumidor adora ser mimado. Por isso, procure oferecer vantagens para conquistá-lo. Nesse sentido, aposte no cartão fidelidade que contempla os motoristas que mais frequentarem seu estabelecimento.
Há programas que proporcionam diversos prêmios, como viagens, passagens aéreas, entre outros. Também é válido investir nas promoções para atrair mais clientes. Pode ser escolhido um dia da semana para deixar o preço do combustível mais em conta.
Com certeza, essa iniciativa vai aumentar consideravelmente o movimento do local e deixar a freguesia mais feliz.
Diversifique os serviços para fidelização de clientes
Sair da rotina é uma boa forma de expandir o espaço no mercado. Uma maneira de fazer isso é oferecer serviços diferenciados. Por exemplo, procure disponibilizar produtos destinados para a manutenção e a limpeza dos veículos por um valor bem acessível.
Unir o útil ao agradável também é uma boa medida. Pensando nisso, procure ter uma loja de conveniência. Na correria do cotidiano, os clientes nem sempre estão com tempo para ir ao supermercado e comprar itens básicos (alimentos, itens de limpeza, entre outros).
Ao contar com essa vantagem, o posto de combustível será mais bem-visto pelos consumidores. Afinal, o marketing boca a boca é bastante poderoso em qualquer tipo de negócio.
Valorize o bom relacionamento
Qualquer estabelecimento precisa ter uma boa relação com os clientes para aumentar os lucros e se destacar no mercado. Para fazer isso, é essencial apostar nas ferramentas de comunicação disponíveis, como o WhatsApp e as redes sociais (Facebook, Twitter, YouTube, entre outras).
Se tiver uma promoção, aproveite os canais de comunicação criados para informar aos consumidores. É interessante também utilizar esses recursos para dar dicas de direção defensiva e de como conservar o bom estado do veículo.
Ao criar uma relação mais próxima, o cliente vai se sentir mais à vontade no posto de combustível e propenso a consumir mais e indicar o estabelecimento para amigos e parentes.
O processo de fidelização de clientes deve ser feito de maneira contínua para gerar excelentes resultados.