O controle de custos em uma empresa é crucial para o sucesso do negócio. Afinal, somente assim é possível acompanhar todos os gastos, identificar desperdícios, encontrar oportunidades de melhorias e aprimorar seu planejamento.
Em tempos de crise, no entanto, não basta fazer um simples acompanhamento dos processos: para que o seu posto de combustível se mantenha competitivo, é preciso analisar detalhadamente cada ação colocada em prática e encontrar meios de reduzir esses custos.
Confira algumas dicas para ajudá-lo a reduzir os custos e aumentar a lucratividade do seu negócio.
1. Conheça todos os custos
O primeiro passo para reduzir os custos do posto de combustível é conseguir identificar quais são eles. Nesse caso, vale a pena fazer uma revisão do orçamento, analisando todos os gastos, verificando se estão sendo lançados adequadamente e se algum tem sido negligenciado nos registros.
Essa tarefa é importante, pois esse levantamento torna possível saber quais custos são supérfluos, quais podem ser eliminados e quais não podem ser reduzidos – pois comprometeriam a qualidade do serviço, por exemplo. Assim, o gestor passa a ter informações mais confiáveis para tomar suas decisões.
2. Envolva os colaboradores
Deixar a equipe consciente a respeito das economias que precisam ser feitas, bem como a importância disso para o negócio também é uma excelente forma de reduzir os custos do posto de combustível. Nesse caso, vale a pena estimular o consumo consciente – de água, energia, papel, copos descartáveis, entre outros – e solicitar ideias que, quando colocadas em prática, ajudem a promover a diminuição dos gastos.
3. Automatize os processos do posto de combustível
Quando a meta é reduzir os custos, as primeiras coisas que são cortadas são os investimentos. Porém, no caso da tecnologia, além de obter o benefício da redução de custos, um sistema de gestão proporciona diversas vantagens.
Entre elas, podemos citar mais agilidade na execução dos processos, menor incidência de erros, mais confiabilidade e segurança das informações e redução de desperdícios – de tempo, recursos, mão de obra, materiais –, por exemplo.
Além disso, muitas soluções permitem a geração de relatórios, que ajudam o gestor a acompanhar melhor seus processos e fornecem uma base bem sólida e confiável para a tomada de decisões.
4. Renegocie com fornecedores
A renegociação com fornecedores tem um papel fundamental na redução de custos. Vale a pena tentar obter melhores condições de pagamento e redução nos preços – ou mesmo obter os mesmos preços, no caso de compras com um volume menor.
Essa ação é especialmente importante quando há alguma pendência nos pagamentos, que incorrem em cobranças de juros. Assim, o ideal é tentar uma redução das taxas ou uma condição mais favorável para pagamento.
5. Planeje os estoques
Na grande maioria dos casos, um posto não oferece apenas o combustível para seus clientes. Também são vendidos óleos e lubrificantes, por exemplo, além de outros produtos relacionados ao negócio. É preciso lembrar que esses estoques também precisam ser bem controlados, visto que, no caso de excessos, além de gastar uma fatia maior do capital, existe o risco de perdas e acúmulo de produtos. Logo, o ideal é controlar as saídas dos materiais para dimensionar melhor as compras que serão feitas.
Como você pode ver, existem diversos meios de reduzir custos no posto de combustível sem diminuir a quantidade de colaboradores. Para isso, basta que o gestor analise bem o seu negócio e procure oportunidades de melhorias que ajudem a promover essas reduções.