Um posto de combustíveis é um modelo único de negócio, pois conta com normas legais próprias para a sua gestão. Não cumprir essas regras ― como a legislação ambiental ― pode implicar em multas pesadas que colocam em risco a própria empresa.
Para fazer a gestão de postos de combustíveis, é necessário mais do que se preocupar com a concorrência, conquistar o cliente e adotar uma administração eficiente. Além disso, é preciso contar com uma estrutura adequada.
A utilização de veículos automotores já está disseminada na rotina diária do brasileiro e o tamanho da frota cresce a cada ano. Para atender toda essa demanda, os postos de combustível precisam adequar as suas estruturas, criar instrumentos necessários para prestar um bom serviço e ainda contar com um sistema que respeite as normas ambientais. Isso fará com que o estabelecimento se destaque em meio a uma concorrência bastante competitiva.
Neste artigo separamos as 4 melhores práticas para gestão de postos de combustíveis. Quer saber quais? É só ler os próximos parágrafos.
Preocupar com a gestão ambiental
Já mencionamos a necessidade de cumprir a legislação ambiental, por isso é preciso que o seu posto faça alguns planejamentos e rotinas, como:
- adequar o ambiente para a troca de óleo, de modo que excessos e sobras possam ser corretamente destinados;
- armazenar o combustível de maneira correta;
- estabelecer ou participar de programas de reciclagem para materiais como pneus e embalagens de óleo lubrificante;
- e contar com um ambiente adequado para a lavagem de veículos.
Essa são algumas das práticas que fazem com que o seu posto de combustível esteja dentro da lei e seja visto como uma empresa ambientalmente responsável.
Padronizar os processos
Em um posto é possível acontecerem explosões, incêndios, vazamento de combustíveis e poluentes, entre outras coisas. Isso acontece devido à natureza do próprio serviço e dos produtos que são comercializados ali.
Estabelecer processos padronizados é uma forma de minimizar o risco de que esses acidentes venham a acontecer.
Algumas das ações possíveis são treinar os funcionários para a correta operação das bombas de combustíveis, descarga de combustíveis, troca de óleos e até mesmo para o armazenamento dos produtos.
Investir em segurança
Os postos de gasolina acabam sendo muito visado por criminosos, pois costumam contar com bom fluxo de clientes e seu horário de funcionamento é bastante abrangente ― em alguns casos, ficam abertos 24h por dia.
Dessa forma, os administradores e empresários precisam investir em segurança para garantir o bem-estar da equipe de profissionais e dos clientes. Por isso, instalar câmeras de segurança, alarmes, contratar vigilantes, fazer um seguro são práticas que ajudam a garantir a segurança e evitar prejuízos com furtos e roubos.
Ficar atento à reposição de combustíveis
O principal produto da sua empresa são os combustíveis. Se você não tiver isso para oferecer aos seus clientes, terá bastante prejuízo. Por isso, fique atento para solicitar reabastecimento com antecedência e nunca quando estiver prestes a ficar sem combustíveis para fornecimento.
Para não correr o risco de sofrer com a falta de estoque, é preciso projetar a demanda e oferta do seu posto. Portanto, vale também para os outros serviços oferecidos: troca de óleo, oficina mecânica e loja de conveniência, por exemplo.
Nosso blog tem muitos outros conteúdos que vão te ajudar como gerenciar o seu posto de combustível de forma eficiente, assertiva e lucrativa.
Fonte: MinasPetro Blog
Tags:gestao, gestao ambiental, postos combustíveis