Uma premissa básica para o crescimento de qualquer empresa é não apenas saber onde se quer chegar, mas como alcançar tal objetivo. É exatamente por isso que, independente do seu tipo de negócio, o trabalho com metas é amplamente difundido nas organizações. As metas apontam a direção para onde todos os colaboradores devem seguir, projetando um futuro para sua empresa. Na gestão de um posto de combustível não é diferente. Estabelecer metas de vendas é fundamental para aumentar a competitividade no mercado.
Efeitos das metas de vendas
Criar essa dinâmica consiste em definir as estratégias de venda dos seus produtos e serviços. Gestores de postos de combustíveis podem pensar em inúmeras possibilidades, como estimular as vendas de um determinado produto ou aumentar a visibilidade da própria marca. E isso envolve diversas variáveis, como preparar a própria equipe, acompanhar os números referentes às metas e implementar esta dinâmica na cultura da empresa.
Um dos efeitos básicos de uma meta de vendas eficiente é a melhora da qualidade do seu serviço. Isso pode ser incentivado de diversas maneiras. Em um posto de gasolina, a qualidade do atendimento é fundamental para garantir os resultados desejados. É preciso saber envolver os frentistas neste processo, não apenas estimulando metas ao vento, mas ensinando a melhor abordagem para a conversão em vendas – com agilidade, cordialidade e sutileza para sugerir outros serviços.
A importância dos indicadores nas metas de vendas
Um aspecto importante para que as metas de vendas sejam eficazes é determinar métricas, ou seja, a forma como esses dados serão acompanhados. Um indicador utilizado por empresas de diferentes ramos é o ticket médio, que em um posto de gasolina seria basicamente o valor médio de abastecimento por cliente.
O indicador dependerá basicamente do objetivo a ser alcançado, claro. Se a meta é aumentar as vendas com gasolina aditivada, logo o indicador precisa acompanhar esta porcentagem de vendas. Este acompanhamento também é importante para que os gestores conheçam o perfil de seus clientes (quem são, média de abastecimentos, média de valor gasto, etc.) para que ações sejam elaboradas com o objetivo de fidelizar este comprador.
A elaboração das metas exige um equilíbrio. É preciso ousar, mas com a convicção de que as metas sejam atingíveis para que não provoquem o efeito contrário: a desmotivação dos colaboradores por não alcançarem os objetivos.
O efeito prático da elaboração das metas de vendas naturalmente também depende dos prazos. Não basta saber onde e como quer chegar, também é preciso saber quando. Prazos apertados podem atrapalhar o processo, bem como prazos muito longos também podem distanciar a equipe do objetivo desejado.
Está claro que uma boa gestão de metas pode efetivamente alavancar o seu negócio. É uma metodologia que não abre espaço para ‘achismos’, e sim para decisões tomadas em coleta e análise de dados.
É por isso que a Quality Automação pode contribuir para o desenvolvimento da sua empresa. A Quality atua no desenvolvimento de sistemas gerenciais e de automação comercial para postos de combustíveis e conveniências. Cadastre-se em nosso site e conheça nossas facilidades!
Tags:automação, custo, dicas, financeiro, gastar, Metas, qualityautomacao, sistema em nuvem, sistema para posto, vendas, webposto