As métricas de desempenho são importantes fontes de informações sobre a eficácia dos processos de um negócio. Por isso, se trata de dados que devem ser coletados e analisados com frequência para garantir o crescimento da empresa e a otimização dos custos e lucros, nesse sentido, o uso de ferramentas inovadoras para a gestão facilita a obtenção desses indicadores.
A gestão de postos de combustíveis requer a observação frequente de algumas métricas específicas, que auxiliam na análise geral do retorno de investimento e sucesso com o cliente, por exemplo.
Veja a seguir algumas das principais ferramentas que devem ser acompanhadas pelos postos de combustíveis.
ROI
O retorno sobre investimento (Returned Over Investment) aponta a taxa de resultados que a empresa obteve em cada aplicação realizada. É uma importante fórmula para analisar se realmente os investimentos feitos em marketing, propagandas e outras iniciativas contribuíram para aumentar o lucro da organização.
Net Promoter Score
Esse índice mede a satisfação geral do cliente com a sua empresa, atendimento e com a qualidade dos produtos e serviços recebidos.
Para obter esses dados, pergunta-se ao cliente qual é a probabilidade de ele indicar o seu posto de combustíveis para amigos e familiares em uma escala de 1 à 10. Em seguida, classificam-se os consumidores de acordo com a sua avaliação:
- de 0 à 6 – Detratores: insatisfeitos e que compartilham as suas reclamações com as pessoas do seu ciclo social;
- de 7 à 8 – Neutros: geralmente, tratam-se de clientes eventuais, que apenas aproveitam os momentos de promoções e ofertas, costumam comprar em outros estabelecimentos e dão opiniões com aspectos tantos positivos quanto negativos
- de 9 à 10 – Promotores: estão felizes com os serviços e produtos adquiridos e promovem positivamente a empresa por meio de indicações e feedbacks.
Para realizar o cálculo final basta subtrair o número de detratores do número de promotores. O objetivo sempre deve ser sempre a zona de excelência, que apresenta uma pontuação entre 75 e 100.
Ticket Médio
Essa métrica combina duas informações simples para definir quanto cada cliente gastou, em média, no seu estabelecimento. Para isso, divide-se o valor total arrecadado no período pelo número de vendas.
Por exemplo, se o total de vendas em um bimestre foi 640 mil e a quantidade de vendas registradas 7600, então, o seu ticket médio é de aproximadamente 84 reais.
Utilizando essas informações é possível pensar em estratégias para elevar o valor do ticket médio, seja por meio de promoções que incentivem o cliente a gastar mais em troca de um brinde ou com a inclusão de um serviço extra.
Vale ressaltar que a utilização das fórmulas citadas se torna ainda mais facilitada a partir da obtenção de dados em ferramentas de gestão. Cadastre no nosso site e conheça as opções que preparamos para ajudá-lo a monitorar as métricas do seu posto de combustível.
Tags:automação, dica, economia, financeiro, Fiscal, posto de combustível, sistema em nuvem, sistema para posto, webposto