Com o grande número de veículos nas cidades a necessidade de um posto de gasolina aumentou potencialmente. O público consumidor abrange homens e mulheres de diversas idades e classes sociais, o que mostra o quanto o negócio é promissor. Porém, é necessário estar atento às exigências do mercado.
Saiba quais passos todo iniciante no ramo de posto de gasolina precisa seguir:
1) Certifique-se de que a empresa está regularizada de acordo com os órgãos federais, estaduais e municipais. Fique atento a todos os serviços que seu posto oferecer, como troca de óleo e calibragem de pneus. Tudo precisa ser regularizado de acordo com normas técnicas.
2) Invista em uma boa iluminação e sinalização, com instalação de placas indicando o estabelecimento. Um posto de combustível que aparenta ser seguro com certeza atrairá mais clientes. Se possível instale câmeras de segurança para evitar assaltos.
3) A instalação de serviços como lojas de conveniência, chaveiros e serviços em geral também é uma boa forma de incrementar seu posto de combustível.
4) Invista em tecnologia para a gestão de seu negócio. Você pode organizar suas compras, seu estoque além de toda a administração do posto de combustível. É interessante que o sistema para postos faça integração direta com a bomba de gasolina e faça comunicação direta com o fisco.
5) A relação com o cliente é parte fundamental, afinal, é ele quem irá consumir os produtos e até mesmo divulgar o seu posto para outras pessoas. Por isso, invista em um sistema de gestão que traga mais facilidades na hora do pagamento e agilidade ao atendimento. Um cartão fidelidade também é útil para estreitar a relação.
6) Realize treinamentos constantes com seus frentistas. Eles que fazem contato direto com os clientes por isso é fundamental uma postura solícita e atenta às necessidades do consumidor. É interessante que eles entendam dos produtos que estão sendo vendidos. Isso tudo pode ser realizado por meio de palestras ou cursos.
7) Participe de eventos como congressos e feiras do ramo de combustíveis para se manter atualizado, trocar experiências e fazer novos negócios. Invista sempre que possível em cursos de capacitação para toda a equipe.
8) A gestão do estoque é parte fundamental de qualquer estabelecimento. Verifique se o seu sistema gerencial e de automação possui recursos para não deixar faltar produto no estoque, quantificando e fazendo relatórios sobre a utilização deles.
9) Para o iniciante é importante saber como funciona o mercado de combustíveis e como o negócio está fluindo. Conhecer as variações dos produtos e o desempenho de cada um ano a ano nas vendas é essencial. Esteja atento também para as épocas do ano em que as vendas aumentam. Essas informações também podem ser obtidas e organizadas por meio de um sistema de gestão.
10) Divulgue seu posto de gasolina, seja por meio de publicidade direta, outdoors ou folhetos. Atualmente, o marketing digital também é fundamental para qualquer iniciante. Muitas pessoas procuram por serviços diretamente na rede, portanto, invista em divulgar sua marca em diversas mídias.
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