Conheça as diferenças entre postos bandeira branca e embandeirado

Conheça as diferenças entre postos bandeira branca e embandeirado

Conheça as diferenças entre postos bandeira branca e embandeirado

Qual a diferença entre postos bandeira branca e embandeirado? Quem circula pelas nossas cidades e estradas já deve ter observado que alguns postos têm bandeira, que é a marca comercial de origem do combustível, e muitos outros não. Dentre as principais marcas, vemos postos da Petrobras, Ipiranga, Raízen e Ale, por exemplo. Essas são marcas conhecidas e que para muitos, são sinônimo de confiança e qualidade.

Já os postos chamados de bandeira branca surgiram no início da década de 1990 e, mesmo com muitos mitos sobre a qualidade do combustível, ganharam espaço no mercado. A verdade é que o combustível ‘batizado’, como é dito popularmente, pode ser encontrado em qualquer posto, mesmo aqueles embandeirados.

Mas para aqueles que querem abrir ou ampliar o seu negócio pode surgir a dúvida: como saber qual é o melhor modelo para o meu posto? Confira neste artigo a resposta para essa pergunta e as principais diferenças entre os postos bandeira branca e embandeirado.

Posto embandeirado

Um posto bandeirado é aquele afiliado a uma marca de distribuição específica. Esses postos operam sob contrato com uma empresa distribuidora, que fornece o combustível e estabelece diretrizes específicas a serem seguidas em relação à identidade visual, promoções e preços. O modelo funciona como qualquer franquia no comércio e você precisa seguir à risca as especificações do distribuidor.

Quais as vantagens?

  • Contrato exclusivo com distribuidora: É a garantia do apoio operacional. Isso significa ajuda na estrutura como instalação, compra de equipamentos, suporte técnico – e que podem ser diluídos nos custos da implantação das bombas, tanques, placas e outros itens.
  • Confiança na qualidade do produto: A confiança do consumidor também passa pela qualidade do combustível vendido no posto. É certo que o trabalho de marketing também influencia nessa escolha. Além disso, muitos clientes escolhem o posto de uma distribuidora reconhecida, mesmo com valor mais alto.
  • Marketing organizado: A vantagem das distribuidoras é contar com ações de marketing prontas para ajudar nas vendas ao consumidor final. Publicidade, promoções, programas de fidelidade, relacionamento com o cliente estão entre as iniciativas. Desta forma, o posto ganha agilidade e consegue obter melhores resultados na gestão.
  • Benefícios e programas de fidelidade: Normalmente, as marcas de postos bandeirados oferecem programas de fidelidade e vantagens exclusivas para seus clientes. Isso pode incluir descontos em combustível, acúmulo de pontos para troca por prêmios e benefícios adicionais, como descontos em serviços automotivos.

E as desvantagens?

  • Falta de autonomia: Com o contrato exclusivo vem também uma série de limitações. Portanto, da escolha de fornecedores na loja de conveniência até a compra de equipamentos, tudo deve seguir as orientações da marca.
  • Menor flexibilidade na personalização: Este formato geralmente tem menos liberdade para personalizar suas estratégias de marketing, programas de fidelidade e serviços adicionais. Eles devem seguir as diretrizes da marca para manter a consistência na identidade visual e na oferta de produtos, o que pode limitar a diferenciação e a adaptabilidade às necessidades específicas do mercado local.
  • Sem negociação de compra: As distribuidoras obrigam o posto embandeirado a adquirir quantidades mínimas de combustível. Mesmo que o desempenho de vendas esteja abaixo do esperado, o posto é obrigado a manter o volume de compras estipulado em contrato.
  • Restrições na definição de preços: Os postos bandeirados geralmente precisam seguir as diretrizes de preços estabelecidas pela empresa distribuidora, o que pode limitar sua capacidade de ajustar os preços de acordo com a concorrência local e as demandas do mercado.
  • Custos adicionais: Além das taxas de licenciamento e royalties, os postos embandeirados podem enfrentar custos adicionais para manter os padrões estabelecidos pela marca, como atualizações de imagem e equipamentos específicos.

Posto bandeira branca

Um posto de combustível bandeira branca, também conhecido como posto independente, é caracterizado por operar sem uma associação direta a uma distribuidora específica. Nesse modelo, o proprietário do posto é livre para adquirir combustível de diferentes fornecedores e negociar preços e condições de fornecimento.

Quais as vantagens?

  • Autonomia: Diferente do posto embandeirado, aqui é o dono do posto que decide tudo. Da compra do combustível, a escolha de equipamentos e produtos para o lava-jato até o abastecimento da loja de conveniência. Podem ser diferentes fornecedores. Por isso, a dica é buscar os mais qualificados, que entregam no prazo e com boas negociações de preços.
  • Flexibilidade de preços: Uma das principais vantagens dos postos de bandeira branca é a liberdade para definir seus próprios preços. Os proprietários podem adaptar os preços de acordo com a concorrência local e as demandas do mercado, permitindo que sejam mais competitivos em termos de preço em relação aos postos bandeirados.
  • Custos reduzidos: A ausência de taxas de licenciamento e royalties para uma marca pode resultar em custos operacionais mais baixos, permitindo que o posto direcione recursos para outras áreas, como marketing ou melhorias na infraestrutura.
  • Marketing do seu jeito: As ações promocionais não estão atreladas a um sistema. Aqui, o posto pode criar estratégias e ofertas adequadas para o negócio e seu público. Eles podem adaptar suas estratégias de marketing e serviços para atender às necessidades específicas dos clientes locais, oferecendo promoções exclusivas, serviços adicionais, como lavagem de veículos, e até mesmo programas de fidelidade personalizados. Outra vantagem é conhecer as especificidades do seu cliente e do local onde está instalado o posto e criar campanhas direcionadas.
  • Marca própria: Se você escolheu trabalhar com o posto sem bandeira, tem a chance de construir também uma marca própria. Se bem conduzido consegue ganhos competitivos.

Vale relatar que as marcas valem mais do que muitos produtos e até mesmo o patrimônio.  Assim, a construção da marca gera valor para o seu negócio e não para a distribuidora.

E as desvantagens?

  • Menor poder de negociação: O posto de bandeira branca pode sofrer com uma redução no poder de negociação com as distribuidoras, especialmente, quando a compra de combustível é em menor quantidade.
  • Menor suporte e recursos: Ao operar de forma independente, os postos bandeira branca geralmente têm acesso limitado a suporte e recursos oferecidos por empresas distribuidoras. Isso pode resultar em menor suporte técnico, treinamento, assistência em marketing e outras áreas fundamentais para o sucesso do negócio.
  • Desconfiança: O brasileiro ainda desconfia de postos ‘sem marca’. A associação imediata é que falta qualidade e isso acontece devido ao histórico de combustível adulterado encontrado no mercado. Além disso, a solução está em fortalecer a marca com ações de marketing e, claro, sempre oferecer os melhores produtos e serviços.

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Qual o melhor?

Embora ambos os modelos tenham suas vantagens e desvantagens, a escolha entre um posto bandeira branca e um posto bandeirado depende das necessidades e objetivos do proprietário do posto. Os postos bandeira branca oferecem liberdade de negociação, personalização e flexibilidade de preços, enquanto os postos bandeirados fornecem credibilidade, suporte e benefícios de marca.

Em suma, é importante considerar fatores como o mercado local, a concorrência, o público-alvo e a capacidade financeira ao decidir qual modelo seguir. Cada modelo tem seu lugar no setor e a escolha certa dependerá da estratégia e dos objetivos de negócios de cada empreendedor.

Bandeirado ou não, utilize um sistema de gestão como aliado

Independente da sua escolha – com ou sem bandeira – o mais importante é fazer a gestão correta do posto de combustível. Por isso, é imprescindível contar com uma boa ferramenta de gestão. Ele é peça fundamental no seu negócio! Implementar um sistema é um grande investimento. Afinal, sua equipe vai usá-lo no dia a dia. Por isso, é importante contar uma solução que vai otimizar a rotina do seu posto e trazer agilidade para a sua pista.

Procure alternativas de tecnologia em nuvem. Ou seja, uma ferramenta que garante que você possa acessar informações de qualquer lugar, a qualquer momento. Além disso, é importante contar com uma ferramenta segura, onde você garante que seus dados estarão protegidos.

A inovação é o que faz com que o seu posto esteja sempre à frente da concorrência, e não fique sempre correndo atrás do prejuízo. Assim, é preciso investir em um sistema inteligente de gestão, que permita centralizar todas as decisões de forma segura, desde a gestão financeira e fiscal até o controle dos estoques e das vendas – tanto da pista quanto da conveniência.

O webPosto é a ferramenta mais moderna e completa do mercado e otimiza rotinas da pista à conveniência. Com ele você consegue acessar informações em tempo real, de onde estiver, trocar preços pelo aplicativo, gerenciar o seu estoque e contar com uma gestão financeira completa e totalmente simplificada – independente de postos bandeirados ou não.

Além disso, o sistema ainda conta com integração com os principais programas de fidelidade do mercado, o que pode ser um diferencial no seu negócio.

Em resumo, a escolha entre postos bandeira branca e embandeirado é uma decisão estratégica que pode impactar significativamente no desempenho e na lucratividade de um negócio. Avaliar as vantagens e desvantagens de cada modelo e ver qual deles se encaixa melhor no seu estilo de gestão é essencial para alcançar o sucesso no competitivo mercado de postos de combustíveis.

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