O marketing é um poderoso aliado na divulgação da sua marca. Assim, torna-se imprescindível entender o porquê os postos de gasolina devem começar a investir em estratégias de marketing. Além de alcançar mais pessoas e criar campanhas que engajem o público que deseja atender, em muitos casos, os próprios clientes fazem a propaganda gratuita do seu negócio.
Diferente dos formatos tradicionais de divulgação da marca, os postos de gasolina atualmente possuem opções baratas, com alcance orgânico que abarca milhares de pessoas e resultados comprovados. Iremos explicar de forma mais clara a necessidade de os postos de gasolina começar a investir em estratégias de marketing.
O fator Ipiranga
A segunda maior rede de postos de combustível do Brasil tem grande parte do seu sucesso por meio de uma consolidada e bem-sucedida campanha de marketing. Não à toa, os bordões colocados durante as propagandas televisivas caíram na boca do povo – e levaram muitos a procurem a rede, basicamente, por informações (e consequente abastecimento).
O principal ponto do ‘fator Ipiranga’ foi justamente utilizar de uma estratégia de marketing para vender uma ideia – e não um produto. Assim, o número de novos clientes cresceu justamente pela expertise do ‘pergunta lá’. Este é um dos principais sinais da importância da aplicação para o seu negócio.
Contudo, os recursos que a rede de postos Ipiranga tem para investir é irreal se comparado a negócios locais, empresas que buscam se consolidar e trazer melhores resultados. Para eles, há como unir a ‘venda de uma ideia’ da segunda maior rede de postos de gasolina do Brasil e investimento sob medida.
Marketing digital: uma poderosa ferramenta
Os postos de gasolina devem começar a investir em estratégias de marketing focadas no ambiente digital. O crescimento e alcance das plataformas conectadas à internet, atualmente, é perfeita para quem deseja ampliar a divulgação da sua marca. Alguns fatores nos ajudam a entender os motivos para investir nesse sentido:
– Mais da metade dos brasileiros (quase 120 milhões) tem acesso à internet;
– Redes sociais como o Facebook (100 milhões) e Youtube (90 milhões), abarcam uma fatia considerável do público brasileiro atingidas por essa estratégia de divulgação;
– O marketing digital permite a segmentação de público – ou seja, pessoas de acordo com a idade, sexo, região demográfica, entre outros indicadores, que você possa escolher;
– É possível ter recursos audiovisuais (fotos e vídeos), além de textos (conteúdo) para oferecer ao público.
Com todas essas vantagens, fica nítido entender porque os postos de gasolina devem começar a investir em estratégias de marketing: a plataforma digital permite amplo alcance, baixo investimento (até mesmo ao contratar profissionais específicos para o segmento) e possibilidade de fidelizar sua marca através de campanhas.
Métodos que fazem a diferença
Ainda, vale o destaque: as estratégias de marketing permitem que seu posto de gasolina seja encontrado nas pesquisas do Google e em aplicativos como o Maps e o Waze – trazendo mais clientes. A presença nas redes sociais, com horário de funcionamento e serviços, por exemplo, também contribui para expansão da marca.
Atualmente, com os adventos tecnológicos e o crescimento do marketing digital é possível que seu posto de gasolina tenha um diferencial em relação à concorrência. O marketing tradicional, como outdoors, anúncio em rádio e revistas, analiticamente, pode ser utilizado – mas, ao pegar o exemplo da Ipiranga e aplicar às redes, é possível gastar pouco e engajar o público.
Conheça nosso site e saiba como podemos te ajudar. Não deixe de ter acesso aos nossos conteúdos exclusivos: cadastre-se para receber as novidades.
Tags:economia, financeiro, marketing, posto de combustível, postodegasolina, qualityautomacao, sistema para posto, webposto