Empresas que buscam se destacar no atual mercado competitivo moderno precisam dar excelência as suas rotinas produtivas. Nos postos de combustível não é diferente: adotar práticas assertivas que melhorem a gestão e sejam sustentáveis se tornou indispensável – como monitorar os tanques de combustível do seu posto.
Muitos ainda não adotam essa ferramenta – o que os coloca posicionados abaixo da concorrência – por acreditarem que o processo é dispensável e pouco funcional. Pelo contrário: é necessário e pode ser feito de forma automatizada.
Nesse artigo, entenda por que monitorar os tanques de combustível do seu posto e as vantagens dessa ação.
Como monitorar os tanques de combustível?
Controle e operação do produto
O principal produto de um posto do gênero é o combustível, certo? Então, o primeiro ponto a ser analisado é eficiência operacional e controle desse insumo. Em outras palavras, diminui-se a perda de combustível dentro da própria empresa, entende-se quais bombas estão falhando, erradica perdas por falta de operacionalização e se identifica vazamentos no reservatório.
Através de sistemas de automação, ambientais e específicos neste caso, que automatizam e centralizam as informações, aliados a outras tecnologias, fica mais fácil e transparente entender como está a operação do seu tanque de combustível. Além disso, diminui-se custos, otimiza-se o estoque e permite soluções pontuais, impedindo que você tenha problemas ainda maiores ao longo do tempo.
O fator ambiental e a legislação
Além do controle e operação do produto, outro ponto que é extremamente importante para você adotar o monitoramento dos tanques de combustível: o fator ambiental. É indispensável que seu posto passe uma imagem de alguém preocupado com o meio ambiente, pois os combustíveis estão entre os principais problemas de contaminação de nascentes e solo no país.
Mais do que isso: há legislações estaduais que obrigam os postos a terem um monitoramento dos tanques de forma periódica. Quando o nível do estoque é menor do que o padrão de abastecimento, identifica-se prontamente o problema e evita, tanto a nível ambiental, quanto na legislação, que seu posto sofra com consequências.
Benefícios fiscais e tributários
É importante retomar que um bom monitoramento impede não apenas perdas, mas também que haja discrepância nas informações, como o volume no tanque em relação a saída das bombas. Consequentemente, isso afeta de forma direta seu sistema tributário, o que deixa mais clara e transparente suas operações.
E como adotar?
Atualmente há uma série de recursos tecnológicos, integrados aos sistemas gerenciais e de automação que citamos anteriormente. Que fazem esse trabalho de forma contundente e assertiva. Um recurso específico conhecido como Medidor Volumétrico de Combustíveis (MVC) é o modelo adotado, principalmente em estados que exigem o controle do tanque.
Esse tipo de equipamento dá em tempo real, as informações, alarmes e notificações sobre as mais variadas situações dentro do seu tanque de combustível: volume atual e diário a serem comparados, vazamentos e, em alguns casos, estado de conservação e segurança do reservatório.
Isso porque há integrado o Sistema de Medição e Monitoramento Ambiental, que traz os dados citados anteriormente, dispondo de sensores que medem riscos ambientais. Assim, ao possuir os três sistemas (automação, medidor volumétrico e ambiental), tudo ficará mais fácil de ser gerenciado, evitando perdas, vazamentos e claro, uma dor de cabeça para você.
Cadastre-se e tenha acesso a muitas novidades. Confira, também, o nosso site.
Tags:automação, consumidores, crescimento, economia, financeiro, gestao, posto de combustível, postodegasolina, qualityautomacao, sistema em nuvem, sistema para posto, tecnologia, webposto