A gestão e administração de um negócio, nunca foram tarefas fáceis. No caso dos postos de combustíveis são tantos detalhes a ser trabalhados que muito acabam passando despercebido, como o investimento em inovação para manter a competitividade, por exemplo.
O fato de ser um trabalho, na maioria dos casos, 24 horas por dia, todos os dias da semana, praticamente duplica a quantidade de desafios para os gestores e donos desses negócios. Lidar com funcionários, com clientes a todo instante, atentar-se ao estoque de combustível, à loja de conveniência, entre tantas outras tarefas, acabam sendo morosas em muitos casos.
Além disso, o padrão de atendimento, os preços tabelados e os serviços oferecidos geralmente são os mesmos em todas as empresas do ramo, o que dificulta a diferenciação entre os postos e, consequentemente, uma gestão eficaz para gerar bons resultados.
As questões ambientais também permeiam a administração dos postos, o que é uma questão bastante delicada para a reputação e funcionamento do negócio. A segurança do trabalho, patrimonial, a logística, entre tantos outros detalhes são importantes.
Veja nesse post os principais desafios que um posto de combustível enfrenta atualmente:
Padronização de processos
Montar a padronização dos principais processos de qualquer empresa é fundamental para o seu bom funcionamento, principalmente quando a mesma deve lidar com o atendimento ao cliente. No caso dos postos de gasolina, essa tarefa é crucial e muitas vezes difícil de ser implementada devido à correria do cotidiano.
Usando como exemplo o atendimento ao cliente, é preciso padronizar como este será feito desde a primeira abordagem. Defina com os frentistas como iniciar o atendimento, como fazer o abastecimento corretamente, como fazer a cobrança da conta, além de determinar o oferecimento de demais serviços disponíveis no posto. Com isso, é possível manter um padrão no processo de atendimento, de modo que não haja divergências e posteriores reclamações quanto a isso, garantindo a satisfação do cliente.
Gestão ambiental
Cuidar da gestão ambiental é uma tarefa complexa e muito importante para qualquer posto. Por ser considerado um serviço e um local altamente poluente, os donos e gestores de postos devem reduzir ao máximo os riscos ao meio ambiente dessa atividade.
Para isso, é necessário conhecer a fundo e se adequar à legislação vigente, fazer a destinação adequada de embalagens, resíduos gerados, volumes resultantes de troca de óleo de veículos e água de lavagem dos veículos, entre outros procedimentos. Além disso, é preciso impedir vazamentos dos tanques de combustível e elaborar planos de contingência para possíveis situações de perigo.
Segurança do trabalho
Além de ser um local perigoso para o meio ambiente, o mesmo também é para seus funcionários, uma vez que lidam com material altamente inflamável o tempo inteiro. Por isso, é preciso que o gestor foque na educação e utilização de seus funcionários quanto aos equipamentos de proteção individual (EPIs) e utilização de equipamentos de proteção coletiva (EPCs), além da capacitação do pessoal para a segurança do trabalho. Além disso, é preciso pagar adicional de periculosidade e insalubridade.
Manter a equipe motivada
Outro grande desafio, que impacta diretamente no atendimento e na fidelização de clientes, é o de motivar e capacitar sua equipe. A qualidade do atendimento influencia na reputação do posto, por isso é preciso que a equipe esteja motivada a atender bem os seus clientes. Para isso, invista em bonificações, reconhecimentos públicos, reajuste salarial com frequência, condições mais flexíveis de trabalho, entre outras vantagens para o funcionário e sua família.
Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos postos de combustíveis? Então não se esqueça de nos acompanhar em nosso Instagram e Facebook.
Tags:crescimento, dica, financeiro, Fiscal, gestao, posto de combustível, postodegasolina, qualityautomacao, sistema em nuvem, sistema para posto, webposto