Realizar uma gestão eficiente do seu posto de gasolina, não é uma tarefa fácil, ainda mais, se essa gestão ainda for feita manualmente. A automatização da gestão é uma das formas mais práticas e seguras de gerir todas as etapas do negócio, além de mantê-lo competitivo, uma vez que são poucas as empresas, de qualquer ramo, que não utilizam sistemas automatizados de gestão.
Controle de estoque
Uma das principais preocupações relativas à gestão de postos de gasolina é em relação à variação de combustível no estoque. Sem esse controle, é impossível saber quanto de combustível está sendo utilizado por dia, se há desperdício por algum fator, e até mesmo a falta de abastecimento necessário para suprir a demanda dos seus clientes.
Como a quantidade de combustível utilizada por dia em um posto é muito grande, detectar eventuais perdas e desperdícios é bastante difícil. Tais desperdícios podem ser provocados por diversos fatores, como, por exemplo, a evaporação do combustível, vazamentos, problemas no funcionamento das bombas etc.
Antigamente, a medição de combustível em estoque era realizada manualmente, através de uma régua, o que era moroso e não tão assertivo quanto aos valores permitidos por lei, de até 0,6% de estoque.
Já com o advento de softwares de gestão, esse controle é feito de maneira automatizada, o que garante muito mais segurança nos dados coletados. Assim, é possível respeitar os valores de estoque de combustível permitidos por lei, controlar o quanto de combustível está circulando pelas bombas em comparação com a quantidade presente em estoque, entre outras benesses. Com isso, evita-se que o seu posto fique sem combustível em dias de grandes movimentos, além do desperdício desnecessário.
Informações seguras de todas as operações
Não é só o estoque e o controle de combustível nas bombas, que um sistema de gestão automatizado consegue dimensionar. Dados sobre o fluxo de caixa, entrada e saída de mercadorias num geral, dados sobre os clientes, estoque relativo à conveniência do posto, questões administrativas, entre tantos outros, podem ser gerenciados de forma muito mais segura.
Assim, pode-se economizar tempo para contabilizar todos esses detalhes e, consequentemente, economizar dinheiro com informações muito mais seguras. Com a automatização, evita-se o erro de dados comum ao trabalho manual, a duplicidade de informações, além de conseguir padronizar o colhimento e acesso a esses dados.
Outro grande benefício é a otimização desses dados em um mesmo local, sendo muito mais fácil o seu acesso e a integração de dados entre os diferentes setores relativos ao posto. Todas essas informações podem ser armazenadas em nuvem, com backup constante, garantindo mais segurança.
Tomada de decisão
Com os dados otimizados, o próprio sistema consegue montar gráficos e relatórios para uma análise do gestor, a fim de tomar decisões mais assertivas para o negócio. Um software de gestão permite visualizar gargalos nos setores, que podem ser solucionados com muito mais eficácia. Assim, pode-se decidir ampliar os investimentos, otimizar ou contratar mais funcionários, alterar os fornecedores, entre outras alterações necessárias.
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