Para que o seu posto de combustível apresente os resultados satisfatórios, é necessário, entre outras coisas, manter a organização financeira. Como ela está diretamente ligada à gestão do capital empresarial, é fundamental para garantir a perenidade do negócio.
Confira algumas dicas de como fazer a organização financeira para tornar o seu controle ainda mais eficiente.
1. Faça um planejamento financeiro
Qualquer atividade bem sucedida é precedida de um planejamento preciso. Para que você consiga alcançar a organização financeira no posto de combustível, também é necessário criar um plano de ação. Ele funciona como um guia para que as metas elaboradas sejam eficazes e ajudem a alcançar os objetivos traçados.
Nesse caso, o ideal é definir um orçamento, criar limite de gastos, avaliar a necessidade de capital de giro, definir os investimentos que serão realizados, entre outras coisas. Normalmente, esse tipo de documento contempla o período de um ano. Contudo, caso haja alguma mudança nas condições de mercado, da empresa ou em alguma premissa estabelecida, vale a pena fazer uma revisão.
2. Acompanhe o fluxo de caixa
O fluxo de caixa é o controle de todas as movimentações financeiras que são realizadas na empresa. Ou seja, toda entrada ou saída de dinheiro que acontece, deve ser devidamente registrada. Nesse caso, é importante apontar mesmo as pequenas quantias, pois a soma delas pode fazer uma grande diferença na hora de analisar os resultados.
Para que o controle seja mais preciso, o ideal é fazer a revisão dessas informações diariamente, evitando algum erro ou falta de dados que podem comprometer as análises.
3. Separe as contas pessoais da empresa
Um erro bem comum, mas que ao mesmo tempo prejudica seriamente a organização financeira do posto de combustível, é não fazer a separação entre as finanças pessoais e empresariais. Quando isso ocorre, as contas pessoais são pagas com o dinheiro da empresa. O problema disso é que, em longo prazo, essa prática pode comprometer a capacidade de honrar com os compromissos — e até mesmo levar à falência.
Para contornar essa situação, o ideal é utilizar contas separadas no banco e fazer uso apenas da retirada mensal que todo empreendedor tem direito.
4. Faça a conciliação bancária
A conciliação bancária é a análise que visa fazer a conferência entre os registros bancários e o controle financeiro que é realizado. O objetivo é verificar se todas as informações estão sendo lançadas adequadamente, ou se há alguma inconsistência.
5. Mantenha a organização financeira
Para garantir a organização financeira do posto de combustível, é necessário colocar em prática alguns controles e análises. Porém, para que ela contribua para a saúde financeira do negócio, é preciso ter em mente que isso deve ser uma prática constante.
Assim, todos os acompanhamentos devem ser feitos periodicamente, permitindo que o gestor identifique possíveis problemas e crie planos de ação para corrigi-los e minimizar seus impactos.
Como você pode ver, a organização financeira vai desde o planejamento até a realização de controles e a disciplina, que permite manter e aplicar o planejamento realizado.