Ao longo de seu percurso, os motoristas passam por diversos postos de combustíveis. Quando precisam de algum serviço – como dar um pulo na conveniência ou parar para abastecer – selecionam aquele que mais atrai a sua atenção.
No dinâmico universo dos postos de combustíveis é evidente que um posto e sua loja de conveniência precisem possuir características que atendam ao desejo e as expectativas desses clientes. Neste sentido, as lojas de conveniência desempenham um papel vital na atração de clientes. Para destacar-se nesse mercado competitivo, é fundamental adotar práticas inteligentes que conquistem a preferência dos consumidores.
Muitas dúvidas giram em torno desse tema, especialmente sobre o que o consumidor procura ao escolher e também como é possível fazer com que ele consuma mais produtos.
Com o objetivo de ajudar nessas questões e fidelizar ainda mais a sua clientela, selecionamos aqui algumas dicas para quem deseja as melhores práticas para atrair mais clientes para a loja de conveniência do seu posto. Continue a leitura e confira!
Despertando o interesse do cliente: uma experiência inesquecível
Para começar, ao entrar na loja de conveniência, os clientes devem ser envolvidos por uma experiência agradável. A disposição estratégica dos produtos, a iluminação adequada e uma apresentação visual atraente são cruciais. Invista em layouts convidativos e destaque promoções de forma clara. Além disso, promova ações sazonais, como decorações temáticas, para criar um ambiente acolhedor e convidativo.
E claro, aposte em um bom atendimento! Ele é essencial para que o consumidor sinta conforto e bem-estar dentro da loja. Outra estratégia usada em diversos estabelecimentos é apresentar ao cliente produtos que ele não pretendia comprar na hora, mas possa despertar interesse.
Mix de Produtos que chame a atenção
Uma boa forma de fazer isso é ter os produtos mais consumidos dentro da loja e, no caminho até eles, colocar outros que também possam atrair a atenção. Divida a disposição das mercadorias de acordo com a sua frequência de compra: produtos de primeira necessidade, de impulso e de emergência.
Em muitas lojas de conveniência, as bebidas correspondem a um terço das vendas totais do estabelecimento. Por isso, invista em geladeiras em pontos estratégicos e que chamem a atenção do público.
Outra ótima pedida de produto para sua loja é focar no público infantil, que sempre passa por lá com os pais ou responsáveis. Balas, chocolates, sorvetes, biscoitos, etc., são uma ótima opção! Principalmente aqueles mais diferentes ou importados, que não são encontrados com muita facilidade em mercados.
Sobre a aparência, o mesmo vale para a loja, decorada e confortável, com um ambiente sempre limpo e bem-organizado. Vá além dos produtos de mercearia, invista nos artigos para presentes. Tenha sempre expostos nas prateleiras, principalmente em época de datas comemorativas, tais como dia das mães, dia dos namorados, natal, entre outros.
Ofereça uma variedade de produtos, um bom mix, para que a sua loja seja destaque, principalmente em meio a tanta concorrência. Não esqueça de deixar esses produtos a amostra, para que o seu diferencial seja notado.
Crie um Programa de Fidelidade personalizado: valorize seus clientes frequentes
Uma prática que está se popularizando muito no meio de postos de combustíveis é o programa de fidelidade, que é uma maneira eficaz de cativar clientes.
Ofereça recompensas exclusivas, descontos especiais e brindes para aqueles que escolhem a sua loja repetidamente. Certifique-se de que o programa seja fácil de entender e participar, incentivando a fidelização do cliente ao longo do tempo.
Com isso, além de fidelizar clientes, você aumenta a sua rotatividade em todo o estabelecimento. Afinal, com preços tão competitivos na região, as pessoas vão preferir o seu posto por oferecer benefícios extras para quem abastece por lá.
Promoções irresistíveis: a chave para atrair novos clientes
Oferecer promoções irresistíveis é uma estratégia poderosa para atrair novos clientes. Considere a criação de combos atrativos, descontos progressivos ou até mesmo parcerias com fornecedores locais para promover produtos exclusivos, isso pode fazer com que o cliente aproveite a oportunidade de consumir determinado produto.
Coloque avisos de promoções se necessário, para que os consumidores dos postos vejam e tenham interesse. É válido também ter um bom acesso para os veículos, com entradas que possibilitem uma boa circulação, para garantir um retorno desse comprador. Procure manter o ambiente limpo, bem iluminado e bem-sinalizado.
Manter-se atualizado sobre as tendências de consumo pode inspirar promoções que atendam às expectativas do seu público-alvo.
Diferentes formas de pagamento: acomodando as preferências dos clientes
Um ponto chave na hora de atrair e fidelizar clientes na sua loja e facilitar a vida dele enquanto estiver dentro do seu estabelecimento. A diversidade de métodos de pagamento é crucial para atender às suas preferências. Por isso, disponibilize diferentes formas de pagamento, como os modelos por aproximação, carteira digital e PIX, por exemplo.
Essa é uma forma de trazer mais conforto para quem passa pela sua Conveniência e pode ser um ótimo diferencial competitivo, já que, por incrível que pareça, ainda existem muitos lugares que não aceitam muitas opções de pagamento.
SAIBA MAIS:
Como aumentar as vendas por PIX no seu posto
5 vantagens de um programa de fidelidade para postos
Fidelização de clientes: Como fazer isso nos postos de combustíveis?
Utilizando um sistema de gestão como aliado: eficiência e personalização
Implementar um sistema de gestão moderno é fundamental para otimizar operações e oferecer uma experiência personalizada aos clientes. Desta forma é possível verificar as áreas de finanças, compras, pessoal, estoque e até o perfil do cliente. Além disso, um sistema eficiente facilita a gestão do programa de fidelidade e contribui para a satisfação do cliente.
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