Quando mencionamos sindicatos de postos de combustíveis, falamos sobre os sindicatos patronais. A contribuição sindical entra nesse contexto para arrecadação de dinheiro que financie as atividades sindicais. Além disso, esse tipo de sindicato é responsável por exigir direitos e correr atrás dos interesses de donos e gestores dos postos.
Os sindicatos existem principalmente para servir de mediadores em busca por direitos e benefícios de um determinado grupo. Esse grupo pode ser uma categoria de trabalhadores ou de donos de um determinado tipo de comércio. O primeiro grupo diz respeito a um sindicato trabalhista e o outro o sindicato patronal, como já explicamos.
Saiba mais sobre o que é a contribuição sindical e quais são as suas vantagens. Veja!
O que é a contribuição sindical?
A contribuição é um valor recolhido mensalmente pelo sindicato para que haja verba suficiente para financiamento de atividades e serviços fornecidos. Essas contribuições por mensalidade fazem com que o trabalhador ou comerciante seja sócio efetivo de um sindicato que o representa.
Entretanto, normalmente as contribuições dos trabalhadores e empresários eram anuais, o valor correspondia a um dia de trabalho e o seu pagamento era obrigatório.
Hoje, após a reforma de algumas leis trabalhistas, o pagamento dessa taxa se tornou facultativo. De certa forma, isso contribui para que mais ações sejam cobradas pelo sindicato em questão, para que empresários ou trabalhadores paguem as contribuições por escolha própria, cientes de que terão acesso aos benefícios.
Atualmente os sindicatos dependem do próprio empenho para manter as verbas em dia, pois chamam atenção dos grupos que representam se mostrarem resultados. Tanto ao oferecer serviços quanto na hora de reivindicar direitos de uma categoria.
Quais são os benefícios de contribuir?
Primeiro, antes de saber a resposta para essa pergunta, é preciso conhecer os sindicatos atuantes de sua região. A partir disso, buscar os serviços oferecidos e seu histórico de conquistas para o grupo que representa. Isso dependerá da gestão desse órgão e dos trabalhos desenvolvidos por ele.
Os sindicatos possuem um grupo de profissionais que está à disposição para consulta e orientações. Esses são alguns dos exemplos de trabalhos que os sindicatos patronais disponibilizam para os seus associados:
- Assessorias jurídicas e comerciais;
- Informativos e circulares sobre informações da área;
- Jornais próprios enviados periodicamente;
- Congressos e Seminários sobre temas da área;
- Oferecimento de cursos e oficinas.
Os itens acima são apenas uma amostra do que faz parte do trabalho desenvolvido por essas organizações. Sejam patronais ou trabalhistas, o objetivo dos sindicatos é atender a especificidade da área de atuação e oferecer serviços que auxiliem no dia a dia e na aquisição de conhecimento.
Se você já tem um sindicato em mente já sabe se valerá a pena ou não manter a contribuição sindical. Por exemplo, coloque na balança os serviços oferecidos, as taxas cobradas e relacione ao custo benefício dessa parceria, pois um sindicato atuante só tem a acrescentar em termos de serviços e conhecimento oferecidos aos seus associados.
Gostou? Acesse o nosso site para ver mais sobre o nosso trabalho e cadastre-se!
Tags:automação, consumidores, dicas, economia, financeiro, gestao, posto de combustível, qualityautomacao, webposto