Fazer com que o seu posto de gasolina se destaque perante à concorrência exige um trabalho em muitas frentes. Costuma-se dizer que o cliente se baseia em muitos aspectos para escolher onde abastecer, e não apenas o valor do combustível, o que realmente é verdade. Mas quem não gosta de uma promoção, não é mesmo?
No entanto, alguns gestores de posto de combustível erram a mão na hora de elaborar promoções. Em geral, isso se deve a uma tentativa desesperada de igualar os preços da concorrência, o que pode prejudicar sua margem de lucro se feito de forma desesperada.
Aqui, você vai aprender como ter sucesso a aplicar uma estratégia de promoções nos postos de combustíveis.
Definindo um objetivo
Em primeiro lugar, uma estratégia de promoção só pode ser eficaz se houver uma intenção por trás dela. A resposta parece óbvia, mas a verdade é que ela pode envolver vários objetivos. Os principais deles são:
Fidelizar clientes
Clientes fidelizados possuem um ticket médio maior, e qualquer posto de combustível que não tenha uma estratégia voltada para a fidelização está fadada ao fracasso.
Dada essa importância, a sua promoção pode estar alinhada a esse objetivo. É possível determinar que, ao chegar em um determinado valor em abastecimentos, o seu cliente ganhe brindes, um serviço grátis ou mesmo uma entrada para um evento cultural, por exemplo. Tudo vai depender da sua criatividade.
Atrair novos consumidores
Apesar da importância da fidelização, expandir o alcance do seu posto é sempre importante. Logo, a promoção pode estar alinhada à redução estratégica do valor de um produto/serviço, o que naturalmente pode gerar interesse de pessoas que não frequentam o seu posto.
Divulgar novos serviços
Sabe aquele serviço que você montou no seu posto, mas ainda não está dando retorno? Pois bem, um valor promocional pode ajudar a “bombar” a clientela. E para que o cliente volte mais vezes, é fundamental oferecer um atendimento e um serviço de primeira linha.
Dicas para ações promocionais
Se você está planejando uma ação promocional para o seu posto, é fundamental que ela também envolva uma estratégia de divulgação nas redes sociais. Considere até mesmo investimentos em mídia paga nas redes, que são muito menos custosos e com alcance mais eficaz do que as propagandas nos meios tradicionais. Entre outras vantagens, você pode filtrar a distribuição para as características do público-alvo que você deseja.
Outro aspecto importante é definir um prazo para a promoção. As ações precisam ser de curta duração, baseadas em uma determinada época, por exemplo. Caso contrário, a promoção provoca desinteresse dos potenciais clientes e desvaloriza a sua marca.
Outra dica está na simplificação: nada de criar regras mirabolantes para a sua promoção. Pense em uma mecânica sem muitas exigências, muito menos com aquelas letrinhas miúdas que podem fazer com que o consumidor se sinta enganado.
Também se certifique de que você conhece minuciosamente o seu público-alvo. É algo fundamental para você ter certeza qual benefício realmente o interessa, seja desconto em abastecimento, troca de óleo, entre outras possibilidades.
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