Se você é dono de um posto de combustível, deve saber de toda a burocracia que a legislação exige para a manutenção e funcionamento do seu negócio. E muitas dessas exigências, caso não cumpridas, podem gerar grandes prejuízos e problemas fiscais para seu posto de combustível.
Essas normas regulam a atividade de comércios de combustíveis. Licenças ambientais, alvarás, normas exigidas pela ANP e as tributações municipais, estaduais e federais regulam a atividade de comércios de combustíveis. Enfim, várias questões que precisam ser resolvidas para evitar problemas maiores. Como, por exemplo, multas e até mesmo interdições.
Quer entender tudo sobre essas normas e manter todas as obrigações fiscais do seu posto em dia? Então continue a leitura!
Maneiras de evitar que seu posto tenha problemas fiscais
Mantenha as licenças em dia
Os postos de combustíveis são campeões em fiscalizações. O risco de contaminações ao meio ambiente e explosões faz com que exista um grande rigor para conseguir uma licença de operação.
Após a abertura, a fiscalização continuará rígida. Exigindo sempre que o posto cumpra todas as exigências impostas pelos órgãos reguladores. Por isso, é importante manter as licenças ambientais e alvarás em dia para que não haja possibilidade de multas.
As multas ambientais, por exemplo, são relativamente altas. Dependendo da situação, o posto pode até ser interditado. Ou seja, manter em ordem essa questão de licenças evitará um problema fiscal ainda maior! Os prejuízos podem ser incalculáveis e até levá-lo a falência.
Mantenha o LMC impecável
O Livro de Movimentação de Combustíveis (LMC) é uma obrigação imposta a todos os postos. Nele são registradas todas as movimentações de combustível como compras, vendas, estocagem, entre outras.
O preenchimento do livro é uma norma imposta pela ANP e o posto é obrigado a manter no estabelecimento os registros dos últimos seis meses. A falta ou ausência desses registros podem gerar sérios problemas.
Por isso, é extremamente importante manter esses registros em dia e impecáveis. Além disso, caso a fiscalização apareça no seu estabelecimento, é necessário apresentar os documentos. Todas as normas que o envolvem, você consegue acessar no site da ANP clicando aqui.
Entretanto, manter os dados do livro em dia não é nenhum bicho de sete cabeças. Com o webPosto, por exemplo, é possível nutri-lo automaticamente. Ao dar entrada na compra de combustíveis dentro do seu sistema, o volume de entrada da nota começa a alimentar os dados. Através das vendas individuais das bombas, o sistema gera – automaticamente – as informações referentes ao volume de combustíveis comercializado no posto. Em poucos cliques, o cliente consegue gerar o relatório para impressão e apresentação em caso de fiscalização.
Fique atento aos prazos e obrigações com o fisco
No Brasil, a questão tributária exige que empresários façam um tremendo malabarismo para deixar suas contribuições em dia. Isso acontece por conta de uma grande quantidade de impostos federais, estaduais e municipais que precisam ser pagos em diferentes períodos do ano.
Por isso, é necessário um bom conhecimento das obrigações fiscais e das questões específicas desses tributos. Além disso, é importante saber qual a frequência certa para recolher essa contribuição.
Por exemplo, o PIS/COFINS é um imposto cobrado pelo governo federal. No PIS a alíquota é de 0,65%, enquanto no COFINS é de 3% mensalmente. Para quem possui funcionários é importante saber como funciona os encargos trabalhistas. É necessário recolher todo mês 8% do salário para a Previdência Social e fazer os depósitos referentes ao FGTS.
Manter esses impostos em dia evita que seu posto de combustível seja inscrito em dívida ativa ou tenha problemas com a justiça trabalhista futuramente. Por isso, fique atento a esses e outros impostos!
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Se você quer manter todos os aspectos do seu posto alinhados e ainda ficar em dia com a legislação é preciso contar com um bom sistema de gestão. Algumas ferramentas andam conforme a legislação e garantem que a sua gestão tributária e contábil fique mais simples!
O webPosto, por exemplo, faz toda a sua contabilização interna e ainda a classifica por período: seja ela diária, semanal ou mensal. Outra super vantagem é a conferência simplificada. Onde é possível emitir relatórios mostrando o que foi contabilizado ou não e evitar dores de cabeça. Bom não é mesmo?
Tudo isso em um layout personalizável de acordo com a sua necessidade! Confira abaixo outros benefícios:
- Rapidez na criação de guias e notas fiscais;
- Acesso a relatórios importantes de ordem contábil;
- Automação de processos e aumento de produtividade dos colaboradores;
- Acesso a relatórios de forma remota, permitindo gerir a parte fiscal de onde estiver.
Quer saber mais sobre como o webPosto pode te ajudar nessa jornada? Agende uma demonstração com nosso time! E claro, nos siga em nossas redes sociais: Facebook e Instagram.
Tags:automação, consumidores, digitar, financeiro, imposto de renda, lmc, posto de combustível, postodegasolina