O que levar em conta na hora de contratar funcionários para o meu posto?

O que levar em conta na hora de contratar funcionários para o meu posto?

O que levar em conta na hora de contratar funcionários para o meu posto?

Quando se fala em posto de combustíveis, um dos primeiros funcionários que vem à cabeça é o frentista. O que é bastante lógico, uma vez que ele é o primeiro contato do cliente com o posto de combustível. Mas ele está longe de ser o único funcionário deste local de trabalho.

Então, em primeiro lugar, é preciso conhecer as principais tarefas a serem desempenhadas num posto de combustíveis para, posteriormente, ir delineando com mais detalhes o que você que contrata espera de contribuição dos seus funcionários para a sua empresa.

Neste artigo, vamos ver algumas dessas funções e, depois, algumas sugestões de perguntas para fazer a candidatos na entrevista. Continue lendo!

Funções de funcionários no posto de combustível

Frentista

É quem coloca o combustível no automóvel, verifica os fluidos, cobra pelos serviços e, ainda, pode vender produtos.

Por grande parte do seu trabalho ser de atendimento ao público, espera-se que ele tenha habilidades sociais bem desenvolvidas, tais como: saber se comunicar, ter simpatia, carisma e poder de convencimento.

Gerente

É o que coordena o trabalho de todos no posto, servindo de ponte entre os trabalhadores e o proprietário, e entre o posto e os fornecedores. Além de supervisionar o trabalho de todos, também é quem fecha o caixa, controla as finanças e, dependendo do posto, pode até ser o responsável pela contratação de novos funcionários.

Portanto, espera-se que este profissional tenha boa comunicação, capacidade de liderança e, pelo menos, noções de administração de empresas.

Lubrificador

O nome já denuncia uma parte da função deste profissional, é o responsável pela lubrificação de máquinas e equipamentos, além de selecionar os materiais de limpeza mais adequados ao seu trabalho e realizar ações preventivas a respeito de substâncias de alto risco.

Como é uma função mais técnica, é necessário contratar alguém experiente ou que tenha passado por curso de lubrificação e mecânica, que também seja cuidadoso, organizado e atento aos detalhes na execução dos seus serviços. E, claro, também precisa saber atender ao público.

Atendente de loja de conveniências

Com o aumento do número de postos de combustíveis com loja de conveniências anexa, este profissional passou a ser mais procurado. É o responsável por organizar os produtos nas prateleiras, controlar a entrada e saída de mercadorias, fazer pedidos e operar o caixa.

É o funcionário cuja atuação mais pode fidelizar clientes, juntamente com o frentista. Assim, a primeira coisa que se exige é boa comunicação e bom atendimento ao público. E, se ele souber sobre fluxo de caixa, pode tornar a gestão da loja ainda mais fácil.

Dicas para a entrevista de emprego

  • Explique detalhadamente as funções ao candidato e pergunte como ele se sentiria realizando cada uma delas.
  • Evite perguntas como “Quais são suas maiores habilidades?”, que podem dar margem para respostas muito abertas e subjetivas. Mas também não pergunte de maneira que ele responda apenas sim ou não. Você pode pedir, por exemplo, para ele relatar como resolveu um problema no seu último emprego.
  • Pergunte o que gostaria de estar fazendo daqui a 5 ou 10 anos. Por exemplo: se hoje ele busca um lugar de frentista, mas está estudando Administração, no futuro poderá ser aproveitado como gerente na sua empresa.

Todas essas dicas vão te auxiliar na hora de contratar os seus novos funcionários. Quer saber mais? Acesse o site para se cadastrar!

Tags:, , , , , , , ,

Deixe um comentário

[widgetkit id="6"]