A logística de combustíveis é extremamente importante para a economia brasileira, que é apoiada, majoritariamente, pelo transporte rodoviário.
Nos últimos anos, o aumento no número de automóveis e motocicletas nas estradas tem colocado o processo logístico em cheque. Isso porque, uma quantidade maior de combustíveis, seja de derivados de petróleo ou biocombustíveis, estão sendo vendidos pelos postos de abastecimento.
Neste artigo, nós vamos mostrar como funciona o fluxo de logística de combustíveis, desde a extração e produção até a sua chegada aos postos.
Extração e Produção de Combustíveis
O petróleo é extraído nas plataformas marítimas e depois transportado para tanques terrestres, onde são armazenados. Em seguida, é movido para as refinarias através dos oleodutos. Aqui começa os desafios da logística de combustíveis no Brasil.
O Brasil possui cerca de oito mil quilômetros de oleodutos. Malha muito pequena para um país autossuficiente na extração de petróleo. Para efeito de comparação, os Estados Unidos possuem mais de 335 mil km de oleodutos.
Além disso, o número de refinarias no país é pequeno. São 16, espalhadas por nove estados, sendo que oito delas ficam na região sudeste.
Não podemos ignorar o fato de que essas refinarias trabalham quase em sua capacidade máxima.
Depois de produzidos os vários tipos de combustíveis, eles são transportados até as distribuidoras através das rodovias, em sua maioria.
Biocombustíveis
O Brasil é o pioneiro na utilização de biocombustível. Atualmente, a legislação obriga a mistura de 27% de etanol na gasolina e de 11% de biodiesel ao óleo diesel.
Entretanto, as áreas produtoras de biocombustível ficam concentradas no centro do país, enquanto as refinarias estão na zona litorânea. O transporte dos biocombustíveis até o local onde estão armazenados os combustíveis fósseis para que a mistura seja feita é outro problema de logística.
Os terminais são instalações utilizadas para receber, expedir e armazena, seja derivado de petróleo ou biocombustível. Neles, a mistura de combustíveis pode ser realizada.
Sendo assim, os terminais são estruturas importantes para a logística de combustíveis, já que estão mais próximos dos clientes finais.
Porém, o Brasil tem um déficit de terminais. Com isso, o combustível tem que ser transportado por longas distâncias para poder ser misturado e depois para ser entregue aos postos.
Condições de transporte
Como os combustíveis têm de ser transportados por longas distâncias, as condições das estradas brasileiras também interferem no processo logístico de combustíveis.
A maioria das estradas que cortam o país não está em boas condições. Com isso, o tempo que o combustível passa sendo movido de um lugar a outro é maior. Além disso, por ser um líquido inflamável, os combustíveis são classificados como substâncias perigosas e seu transporte deve seguir regras rígidas.
Sendo assim, o condutor deve ter a capacitação para transportar esse tipo de produto. Também é obrigatória a utilização de veículo adequado e adaptado para o transporte de combustíveis.
O webPosto é uma ferramenta em nuvem para o gerenciamento e automação comercial para postos de combustíveis e lojas de conveniências.
Agende uma demonstração para conhecer melhor as nossas soluções e faça seu cadastro.
Tags:combustíveis, logística