Dicas para aumentar o lucro do seu posto

Dicas para aumentar o lucro do seu posto

Dicas para aumentar o lucro do seu posto

É claro que em qualquer negócio um dos principais objetivos é aumentar os lucros ganhos. E no dinâmico setor de postos de combustíveis, a busca por estratégias que impulsionem o crescimento do negócio precisa ser constante. Entretanto, para aumentar a rentabilidade do seu posto não existe uma fórmula mágica, é preciso muita dedicação e planejamento.

Neste sentido, cinco passos podem fazer toda a diferença nesse processo. Neste artigo, exploraremos algumas dicas valiosas que podem transformar a gestão do seu posto, proporcionando não apenas satisfação ao cliente, mas também resultados financeiros mais robustos.

Vamos juntos conhecê-los? Então continue a leitura : )

1 – Para aumentar os lucros, conheça o seu público! 

Antes de mais nada, para entender qual a melhor estratégia para aumentar o lucro do seu posto, é preciso conhecer o seu público-alvo. Assim, fica mais fácil criar ações para cativar essa parcela.

Realize pesquisas de satisfação, analise dados de vendas e esteja atento às tendências do mercado. Essa compreensão permitirá ajustes estratégicos que atendam diretamente às expectativas do seu público-alvo.

Fique de olho nos produtos de maior rotatividade, nos dias de maior/menor venda de combustíveis e nos dias em que sua conveniência, por exemplo, fica mais cheia. Fazendo então essa análise, fica mais fácil de criar estratégias para atingir o seu público.

2 – Invista em produtos e serviços 

Agora que você já conhece um pouco melhor os seus clientes, é chegada a hora de investir em produtos e serviços diferenciados. Oferecer mais do que apenas combustíveis é uma estratégia inteligente para atrair e fidelizar clientes.

Há tempo que os postos deixaram de ser apenas um local de abastecimento, em muitos estabelecimentos, este virou um ponto de encontro, de happy hour, de cuidar do veículo e muito mais.

Se você possui loja de conveniência, melhor ainda! Invista em produtos diferentes e crie promoções e combos para atrair a clientela. Bebidas diferenciadas, salgados e até doces para o público infantil são sucesso. Uma ótima pedida também é investir em produtos veganos e integrais, eles têm feito sucesso nos estabelecimentos e pode ser um diferencial perante a concorrência!

Agora se você quer investir em serviços, os lava jatos, troca de óleo, oficinas e até pontos de recarga de carros elétricos, por exemplo, são uma excelente pedida. Afinal, com uma loja de conveniência bem abastecida e estruturada será fácil para os clientes relaxarem enquanto fazem serviços em seus veículos.

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3 – Forneça preços justos 

De nada adianta aumentar sua cartela de serviços e de produtos oferecidos se os preços estão nas alturas! Estabelecer preços competitivos é crucial, mas isso não significa sacrificar a lucratividade. Portanto, faça uma pesquisa em seus concorrentes para saber a que pé andam os seus preços para oferecer de maneira justa os melhores valores para os seus clientes, mas sempre considere seus custos operacionais.

Oferecer promoções e programas de fidelidade também pode ser uma estratégia eficaz para manter os clientes engajados. Preços atrativos e competitivos com o mercado com certeza vão ser um fator decisivo na hora da escolha do seu público. E com o seu estabelecimento bem estruturado, vai ser fácil para eles escolherem o seu negócio!

4 – Trabalhe com diversas formas de pagamento

O comportamento de consumos da população tem mudado o dinheiro de papel e até mesmo os cartões de débito e crédito tem ficado de lado. Oferecer flexibilidade nas opções de pagamento é uma maneira eficiente de atrair e manter clientes. Hoje é comum vermos pagamentos por carteiras digitais e PIX nos mais diversos tipos de estabelecimentos.

Diversificar as formas de se receber aumenta a agilidade na pista e a satisfação da clientela que consegue fazer a operação do jeito que prefere. Quanto mais fácil for para o cliente realizar a transação, maior a probabilidade de retorno.

5 – Invista em uma ferramenta que atenda a sua necessidade 

E claro, para fazerem todas essas ações darem certo e fazer o lucro do seu posto aumentar é preciso contar com uma ferramenta adequada para o seu negócio.

Com o sistema correto você consegue fazer, facilmente, análises de comportamento do seu público, como, por exemplo, ver os produtos de maior rotatividade, dias de maior e menor consumo na pista, combustíveis mais vendidos, etc. Assim fica muito mais fácil de montar estratégias e tomar decisões assertivas.

No webPosto você conta com uma exclusiva ferramenta de monitoramento, onde é possível criar os índices que quer ficar de olho para facilitar na sua tomada de decisões. Tudo isso em uma interface totalmente personalizável e de fácil assimilação.

E quando o assunto é a pista, é preciso de uma atenção extra! Afinal, um atendimento rápido faz toda a diferença. O webPosto conta com a POS mais completa e moderna do mercado, onde o seu frentista consegue fazer todo o processo de vendas em um único aparelho. Integrada as principais carteiras digitais do mercado e ao PIX, o aparelho garante um atendimento rápido aos clientes do seu negócio.

E se você quer ainda otimizar o atendimento na conveniência e criar experiências únicas para seus clientes, você precisa conhecer o autoatendimento. Com o totem o cliente consegue fazer todo o processo de venda sozinho e de forma totalmente prática e intuitiva. Com certeza um grande diferencial perante a concorrência!

E aí, prontos para colocar em prática todas essas dicas? Então não se esqueça de clicar aqui e agendar uma demonstração sem compromisso com o time de especialistas do webPosto.

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