Uma das maiores preocupações do gestor no final de ano é o período de pagamento do 13º salário dos funcionários. Quem faz o planejamento financeiro do posto de combustíveis deve sempre contemplar a reserva financeira para esse pagamento. É importante garantir que tudo feito de forma tranquila e dentro das normas legais.
Com organização, evita-se problemas com os colaboradores, além de multas e até futuras ações trabalhistas. Neste artigo, montamos um planejamento para você tirar de letra essa questão e ainda separamos dicas preciosas de uma especialista do setor.
Boa leitura!
1 – Quem tem direito ao 13º salário?
O salário extra é um direito constitucional garantido em lei e deve ser pago para todos os seus trabalhadores com carteira assinada. Por isso, a obrigatoriedade dele começa a valer a partir do 15º dia de trabalho.
Funcionários que saíram da empresa antes do final do ano também têm direito ao décimo terceiro. O valor normalmente é pago no momento da rescisão trabalhista. Contudo o valor não é garantido em caso de situações de demissão por justa causa.
Em todos os casos, o pagamento do benefício é proporcional aos meses trabalhados. Ou seja, se o colaborador começou a trabalhar em julho, por exemplo, receberá o valor correspondente a esse período.
É importante lembrar que no caso de autônomos, prestadores de serviço e demais relações que não configuram vínculo empregatício, o pagamento não é obrigatório. Cabe ao empregador decidir se quer, ou não, pagar o valor ao funcionário.
2 – Como calcular o valor a ser pago?
Esta é uma tarefa para o seu setor de Recursos Humanos e da Contabilidade. O levantamento do valor a ser pago aos funcionários deve ser feito por eles.
O pagamento é feito de maneira proporcional a jornada de trabalho, regime de contratação e outros fatores específicos. Além do 13º salário há ainda o pagamento de tributos, como INSS, FGTS e Imposto de Renda que incidem na folha. Veja como calculá-lo:
- a) Salário Bruto Mensal: Comece pelo salário bruto mensal do funcionário, que inclui todos os adicionais, como horas extras, comissões e gratificações.
- b) Divisor: O próximo passo é determinar o divisor, que é o número de meses trabalhados no ano. Geralmente, considera-se 12, mas, se o funcionário foi contratado durante o ano, o divisor será menor.
- c) Cálculo: Agora, divida o salário bruto mensal pelo divisor. O resultado será o valor do 13º salário a ser pago.
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3 – Confira as datas de pagamento do 13º salário
O pagamento do 13º salário dos seus funcionários pode ser feito de duas formas. Em uma parcela única até o dia 30 de novembro ou em duas parcelas da seguinte forma:
- 1ª parcela, no valor de 40% do salário do funcionário, até 30 de novembro;
- 2ª parcela, no valor de 60% do salário do funcionário, até 20 de dezembro.
Caso a empresa atrase, terá que pagar o valor acrescido de multas e outros encargos trabalhistas. Por isso, atenção aos dias de pagamento!
Vale lembrar que em casos de a data cair em um final de semana ou feriado, o empregador deve fazer antecipar o pagamento para o último dia útil anterior.
4 – Como se planejar?
O ideal é que desde o início do ano você comece a reservar recursos financeiros para o pagamento do benefício. Isso pode ser feito por meio de uma conta específica ou um fundo de reserva. Não se esqueça que o 13º salário também inclui encargos sociais, como INSS e FGTS. Certifique-se de incluir esses custos em seu planejamento.
“Mantenha registros precisos e atualizados dos valores devidos a cada funcionário, levando em conta fatores como faltas, licenças e horas extras. Se necessário, consulte um contador ou advogado especializado em questões trabalhistas para garantir que a empresa esteja cumprindo todas as obrigações legais.”, pontua Mara Lúcia, consultora contábil e tributária especialista no segmento de revenda de combustíveis.
Informe seus funcionários sobre as datas de pagamento e o valor que eles irão receber. Isso ajuda a evitar mal-entendidos e mantém a transparência.
E por fim, antes de fazer qualquer compromisso financeiro, avalie a saúde financeira do seu posto de combustíveis. Certifique-se de que você tem os recursos necessários para pagar o 13º salário sem prejudicar suas operações.
“A contabilidade é o apoio do posto no planejamento do 13º salário. Ela consegue informar, até mesmo mensalmente, os valores apurados do 13º e dos encargos pagos. Utilize dados financeiros para criar previsões de curto e longo prazo. Isso ajuda na tomada de decisões estratégicas e no planejamento financeiro.”, orienta Mara.
Uso da reserva ou do banco
Se você faz uma reserva financeira ao longo do ano pensando nesse pagamento, tudo fica mais tranquilo. Porém, quem não consegue, por motivos econômicos ou mesmo por não estar na programação, agora é chegada a hora de se organizar. Portanto, uma das saídas é o empréstimo ou financiamento bancário.
Alguns bancos trabalham com linhas específicas para isso. Verifique quais são as taxas de juros cobradas e condições de pagamento de cada um deles antes de fechar negócio. Afinal, você não quer ficar no prejuízo, não é mesmo?
5 – De olho no próximo ano
Se a sua empresa não se programou, o momento é agora. Por isso, uma ação a ser implementada com o setor financeiro e de contabilidade é fazer o provisionamento mensal. Se o seu posto aplicar 1/12 do salário do funcionário a cada mês, ao chegar em novembro e dezembro do próximo ano, você não terá problema com o caixa.
Para ilustrar melhor, veja este outro exemplo: se o seu funcionário recebe R$ 2 mil por mês, faça a reserva mensal de R$ 200,00, acrescido dos encargos trabalhistas que citamos acima. Portanto, aproveite o momento e comece agora mesmo a se programar.
Conclusão
Deve estar na organização financeira do seu posto pagamentos como o do 13º salário. Por isso, converse com sua equipe administrativa e financeira e implante um sistema de gestão. Afinal, por meio dele é possível saber em tempo real todo o seu movimento financeiro. Além disto, quando necessário, você consegue tomar mais decisões assertivas. Tenha certeza de que um sistema vai fazer toda a diferença no seu negócio!
“Investir em um software de contabilidade confiável pode economizar tempo e reduzir erros manuais. A ferramenta facilita o registro de transações, a geração de relatórios e o acompanhamento das finanças.”, finaliza Mara Lúcia.
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