Para se manter à frente da concorrência e fazer do seu posto de combustíveis sempre referência no mercado, é preciso correr atrás das tendências do setor. Portanto, alternativas para manter o seu negócio mais atrativo, funcional e até mais sustentável, fazem toda a diferença.
Para já começar o seu 2022 de cara nova, nós separamos algumas tendências do nosso setor que vão fazer toda a diferença no seu negócio. Boa leitura!
Posto Multifuncional e sem doer no bolso
Parar em um espaço onde múltiplas necessidades podem ser atendidas, otimiza muito a vida dos consumidores. E mesmo encontrando locais com preços mais atrativos, lugares assim viram preferência por conta da otimização de tempo que o cliente encontra.
Se o seu posto tem espaço para abrir novos negócios, é chegada a hora de pensar lá na frente. Além de uma conveniência atrativa, lojas vem ganhado espaço em postos. Então veja a possibilidade de criar lojas e disponibilizá-las para barbearias, farmácias, pâtisseries, etc. Lembre-se: diversas opções de alimentos sempre atraem pessoas para o local!
Agora, se você não quer mexer com obras e tem esse espaço sobrando, pense em alugá-lo para food trucks da região. Além de manter seu espaço movimentado, ele pode dar um UP na sua conveniência.
Contêineres
E se você quer investir, mas não quer pesar muito no bolso, os contêineres são uma excelente opção. Além da produção rápida, os espaços são móveis e podem dar todo um charme e modernidade ao seu posto.
Automação e conectividade
Hoje ter um posto conectado é essencial para o sucesso com o cliente! Afinal, em uma necessidade ao buscar em sites de pesquisa, encontrar o seu negócio gera muito mais valor e confiança por quem está em busca de um serviço.
Abuse sempre das redes sociais e não se esqueça de fazer seu cadastro no google para otimizar as buscas e facilitar ser achado em gps e afins. Isso vai atrair mais motoristas para o seu posto.
Além disso, é interessante empregar tecnologias para automatizar processos. Você já sabe como um sistema de gestão é importante para facilitar o dia a dia do seu posto. Entretanto, algumas tecnologias podem fazer a diferença também para os seus clientes. Dentre elas, totens de auto atendimento, cabines de pagamento e até o uso de inteligência artificial para diagnóstico de reparo de veículos, entre outros.
Quanto maior for a autonomia dentro do seu estabelecimento para o cliente, melhor! Afinal, esse tipo de otimização ainda diminui gastos com equipe e facilita o funcionamento do espaço 24hrs por dia por um preço menor.
Aposte em um programa de fidelidade
Promoções e campanhas nas suas redes sociais também podem fazer a diferença para um marketing de sucesso. Entretanto, existem outras maneiras que podem se tornar um diferencial no seu posto.
Busque sempre maneiras de fidelizar a clientela, por exemplo, criando promoções em dias específicos, utilizando programas de fidelidade, cashback e até oferendo serviços extras no seu negócio.
Empresas que se utilizam de programas de fidelidade, veem uma crescente em seu negócio. Além de se tornarem um diferencial perante a concorrência, veem um aumento em seu ticket médio. Afinal, o famoso marketing boca a boca, ou seja, aquele que é passado adiante, aumenta o volume de movimento no local.
Ter o seu próprio programa de fidelidade, já pensou? Pelo webPosto Abastece você consegue criar promoções e até disponibilizar cashback para uso dentro do posto e em parceiros cadastrados. Quer saber mais sobre o assunto? Então acesse esse link e agende uma demonstração.
Drive-thru da conveniência
O modelo de “compre sem sair do carro” já é um super sucesso em redes de fast-food, farmácias e até lojas com estacionamento próprio. A pandemia de covid-19 ajudou ainda mais a popularizar o modelo – e que tal implementá-lo também na sua loja de conveniência?
Oferte aos seus clientes a possibilidade de comprarem dessa maneira, principalmente aqueles produtos mais vendidos, como os artigos de tabacaria e bebidas alcoólicas e não alcoólicas.
Se a sua loja também oferece lanches rápidos, essa também é uma excelente pedida!
Para economizar e favorecer o meio ambiente
Com a atual crise hídrica, as contas de energia dos brasileiros estão vindo nas alturas! Portanto, para diminuir drasticamente os seus custos com esse tipo de conta e ainda contribuir com o meio ambiente, aposte na energia solar! A implantação das placas fotovoltaicas no seu posto pode gerar uma economia de até 90% na conta de luz. Atualmente, o modelo virou tendência no setor e hoje já existem empresas especializadas no ramo.
Se você se preocupa com a sua responsabilidade ambiental, mas ainda não tem condições de investir em energia solar no seu posto, é possível dar passos para tornar o seu negócio mais verde.
Dentre eles a substituição de lâmpadas comuns pelas de LED, sensores de movimento em banheiros, o aproveitamento de luz natural em suas dependências e o uso de cores claras nas paredes – elas ajudam a deixar os ambientes naturalmente iluminados.
Outro ponto legal de investimento é nos sistemas de captação de chuva. A solução é simples e de baixo custo, e pode ajudar a economizar até 50% do valor da conta de água do posto. A água reaproveitada pode, por exemplo, ser utilizada na lavagem das suas pistas ou no lava rápido do negócio.
Bombas de recuperação de vapores
Ainda seguindo as tendências ambientais e pensando na segurança da sua equipe e clientes, invista no uso das bombas capazes de absorver vapores emitidos no abastecimento de veículos. Além de proteger o meio ambiente da proliferação desses gases tóxicos, você ainda resguarda a saúde de seus funcionários e clientes que estão no local.
E aí, animado(a) para implementar novidades no seu negócio para o ano que vem? Então não se esqueça de nos seguir em nossas redes sociais e ficar por dentro de mais novidades: Facebook e Instagram.
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