Para atender seus clientes com atenção e qualidade é preciso organização, e o planejamento da escala de trabalho dos frentistas faz parte desse estratégia. É uma tarefa que muitas vezes pode ser confusa e gerar dúvidas, pois é preciso estar atento às normas previstas na CLT, para não ocorrer problemas judiciais, principalmente sobre as folgas e férias.
Portanto, há diversas regras que precisam ser seguidas e preparamos dicas importantes para que você consiga realizar esse planejamento de forma correta com alguns passos. Boa leitura! :)
1 – Nenhum posto é igual ao outro!
Para começar, devemos ter em mente que nenhum posto é como o outro. Sendo assim, nenhuma escala poderá ser 100% replicada entre estabelecimentos.
Cada negócio possui suas particularidades, necessidades específicas, datas sazonais, período de pico do dia e dias de maior movimentação etc. Todos esses fatores precisam ser levados em consideração de acordo com a estratégia do seu negócio e da região onde está localizado. Dito isso, vamos às próximas dicas.
2 – Saiba quais são os dias e horários de maior pico no posto
Para iniciar o planejamento da escala de trabalho dos frentistas, você precisa conhecer a rotina do seu estabelecimento. Por isso, faça um levantamento dos dias e horários de maior pico.
E atenção, atente-se as folgas de domingo! Os sindicatos geralmente têm acordos trabalhistas, apresentando a quantidade de folgas dominicais dentro do mês corrente.
3 – Reveja o turno da madrugada
No caso de postos 24hrs, manter o posto aberto é um risco, principalmente em regiões mais perigosas onde o assalto é recorrente. Avalie cuidadosamente esse fator para decidir se é viável ou não abrir de madrugada.
Caso deseje abrir no dia de folga do frentista noturno, é necessário escalar um frentista diurno e combinar a folga dele no dia seguinte, logo após o trabalho na madrugada.
Além disso é preciso investir em segurança para que não aconteçam situações indesejadas ou assaltos em seu estabelecimento.
4 – Escolha o melhor modelo de escala para o seu posto
Após toda a análise e levantamento de informações até agora, fica mais fácil planejar a escala de frentistas do seu posto de combustível. O primeiro passo agora é: veja quais os horários de maior pico ou que você ache extremamente importante ter os frentistas presentes no posto. Alguns postos seguem a escala tradicional de 7h20 com 1 hora de intervalo ou 12×36.
Tente intercalar os horários, independente do modelo da escala, para que tenha mais funcionários trabalhando nos horários de pico do posto de combustível. E não se esqueça de respeitar o limite de 44 horas semanais. Frentistas tem direitos trabalhistas como em qualquer outra profissão, com carga horária máxima de 220 horas mensais, adicional noturno e hora extra.
IMPORTANTE! Faça escalas com antecedência mínima de 15 dias, assim, você terá um melhor controle e a equipe estará mais satisfeita e poderá se organizar.
5 – Vendas x Frentistas
Após analisar todas as informações ditas anteriormente e avaliar quando será necessário ter os frentistas trabalhando no posto, é importante calcular a quantidade de vendas por hora x a quantidade de frentista por hora e a partir disso, medir a produtividade deste funcionário.
Normalmente, um frentista bem produtivo de um posto urbano consegue atender até 14 carros por hora. Se esse funcionário atender mais do que isso na “correria”, a produtividade começará a cair, e consequentemente a qualidade do posto e tempo de espera pode estar comprometido.
Se o posto de combustível possuir o identificador de frentista para liberar a bomba, pode-se usar esses dados para otimizar melhor o planejamento da escala de trabalho e ter essas informações salvas para analisar a produtividade da sua equipe.
6 – De olho nos direitos do seu time
Toda a programação de férias dos frentistas deve ser avaliada junto ao RH. Esses planejamentos e análise precisam ser feitos com total atenção, porque são as principais causadoras de reclamações, insatisfação e até mesmo processos trabalhistas no que se refere à escala de trabalho.
O ideal é dar as férias ao máximo de funcionários durante os períodos de baixa das vendas e movimentação no posto de combustível, com exceção do período de carnaval.
Os melhores meses para as férias do seu time são: janeiro, fevereiro, março, abril, junho, setembro ou novembro.
Para montar o seu planejamento, você pode incluir todas essas informações manualmente em uma planilha ou ter tudo automatizado em um sistema de gestão em nuvem para postos de combustíveis. A vantagem de se utilizar dessa ferramenta é ter agilidade e segurança nos seus dados.
webPosto como aliado
Para te ajudar nessa otimização e análise da produtividade de sua equipe, desenvolvemos dentro de nosso sistema um método fácil de ter todas essas informações em um só lugar, de forma segura e prática.
O nosso Identificador de Frentista é uma ferramenta de automação onde o identificador fica ligado diretamente a bomba. Dessa forma o frentista utiliza um CARTÃO ÚNICO para liberar a bomba, que integrado ao PDV, mostrará qual cartão foi utilizado e quantas vezes. Automaticamente, o funcionário é identificado no sistema, facilitando para que o gestor consiga analisar quantas vezes o frentista atendeu.
Com o sistema de gestão em nuvem webPosto, é mais fácil e prático realizar um planejamento eficaz através do Identificador de Frentista, sendo possível organizar da melhor forma a escala de trabalho da sua equipe.
Além disso, sistemas como o webPosto, possuem ferramentas que te ajudam a criar estratégias, mensurar resultados e facilitar a sua tomada de decisões.
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