A segurança de todos que transitam por um posto de combustível passa também pela manutenção. Daí, a importância da revisão periódica das bombas. Assim como dos filtros, tanques e diversos outros equipamentos.
Como parte das atividades da equipe de funcionários, a manutenção operacional deve ser de conhecimento de todos. Eles devem ser treinados para conhecer os equipamentos e detectar qualquer tipo de problema. Assim, caso necessário, fazer a manutenção preventiva dos mesmos.
Aliás, são 4 os tipos de manutenção necessárias ao posto:
- Operacional: faz parte da rotina diária
- Preventiva: determinada pelos fabricantes dos equipamentos
- Corretiva: acontece pela necessidade de reparo a equipamentos danificados
- Técnica: realizada por pessoal especializado
E tudo isso causa boa impressão aos clientes, que devem ser comunicados das ações. Especialmente quando alteram a rotina de funcionamento dos serviços. Portanto, use placas indicativas nos dias em que estiverem realizando esse trabalho.
Além disso, um posto com a manutenção em dia é mais eficiente e seguro. Isso gera confiança nos produtos, serviços e traz credibilidade.
Agora, confira os principais itens que devem ser checados:
Sistemas e equipamentos em dia
Uma boa manutenção preventiva checa o funcionamento de todos os sistemas e equipamentos do posto.
Portanto, caso seja detectada qualquer anomalia, por menor que seja, o correto é solucionar o problema e evitar que ele se torne maior (e mais caro) no futuro.
Essas revisões também evitam a surpresa de multas e processos relativos a danos ambientais. Por exemplo, como nos casos de vazamento de combustível.
SAIBA MAIS:
5 sinais de que seu posto de gasolina precisa de um novo sistema de gestão
Descomplique agora a gestão de documentos do seu posto
5 erros que você não pode cometer na gestão do seu posto
Instalação elétrica
Faça revisões da instalação elétrica e do quadro de distribuição. Em suma, o ideal é que sejam feitas no mínimo a cada seis meses e no máximo a cada ano. Assim você garante que tudo está dentro das normas técnicas.
Isso evita acidentes e paralisações do seu posto por motivo de pane elétrica. O que pode gerar outros gastos com a troca não programada de equipamentos. Por fim, prejuízo com a própria paralisação.
Troca dos filtros de combustível
A troca regular dos filtros de combustível evita a contaminação dos combustíveis vendidos no seu posto. Filtros em bom estado garantem também o bom funcionamento dos equipamentos. Assim como reduz a necessidade de revisões.
Limpeza das bombas
As bombas são os equipamentos mais utilizados e um dos mais caros no posto. Portanto, merecem atenção redobrada! Porém, a limpeza feita apenas com água e sabão não faz só com que ela tenha maior vida útil. Ela também melhora o aspecto para o cliente.
Eles não podem ser esquecidos na manutenção
Mangueiras, correias, densímetros, bicos e lacres dos tanques também fazem parte da manutenção. Dessa forma, dê atenção especial a eles.
Agora, aproveite e já coloque na agenda a manutenção do seu posto.
Quer saber mais sobre este e outros assuntos? Então acesse nosso blog e fique por dentro de todas as novidades do setor.
Tags:manutenção, posto de combustível
josecarlos cruz
| #
eu gostei muito , estou aprendendo ,obrigado pela as dicas .
Reply
quality
| #
Olá Jose Carlos, agradecemos o seu feedback!
Você pode se cadastrar em nossa base e receber novos artigos semanalmente por e-mail.
Até mais.
Reply
maria giselda de sousa
| #
muito bom a exolicacao
Reply
quality
| #
Olá Maria, agradecemos o seu feedback!
Você pode se cadastrar em nossa base e receber novos artigos semanalmente por e-mail.
Até mais.
Reply