Se você acompanha nosso blog, viu que publicamos um artigo sobre como avaliar a lucratividade. E logo surgiu a dúvida: Como calcular a rentabilidade? Questionamento feito, segue a resposta.
A rentabilidade é calculada com base no lucro líquido e a apuração em valor percentual. Portanto, diferente da lucratividade, este indicador serve para verificar qual o retorno que a empresa está tendo sobre um investimento, que pode ser o inicial do negócio ou aqueles pontuais – como ampliação do atendimento, inserção de novos serviços, loja de conveniência etc.
Como calcular a rentabilidade?
(lucro líquido/investimento) x 100
Para ficar claro como fazer esse cálculo, vamos continuar com o exemplo usado no artigo sobre lucratividade.
Uma fábrica de louças teve um lucro líquido de R$9 mil. Imagine que, para desenvolver uma ação promocional na loja da fábrica para liquidar o estoque de uma coleção antiga, tenha investido R$5 mil em uma empresa de marketing digital.
Então, o cálculo da rentabilidade ficaria assim:
Rentabilidade = (9.000/5.000) x 100
R = 1,8 x 100
Rentabilidade = 180%
Isso significa que, a cada R$1 investido na campanha, a empresa ganhou de volta R$1,80.
Por meio deste cálculo, podemos entender que, em apenas um mês, a fábrica já recuperou o investimento de R$5 mil na campanha, e ainda gerou mais lucro.
O mesmo cálculo pode ser aplicado para diferentes períodos – um trimestre, um semestre, um ano e assim por diante.
Como aumentar a rentabilidade?
Se após fazer os cálculos, você verificou que o posto está com uma rentabilidade baixa é hora de avaliar e descobrir por que o investimento não está dando retorno. Além disso, quanto antes verificar o problema, mais rápido é possível reverter a situação.
Confira essas três dicas:
- Planeje o investimento: Se tem dúvidas sobre se vale a pena e quanto deve ser investido, consulte um especialista. Juntos é possível criar o planejamento estratégico, um aliado para se ter uma visão macro do negócio.
- Quanto investir: Cada empresa sabe onde o calo aperta, como diz o ditado popular. Então, verifique até onde o posto pode investir. Um passo de cada vez é melhor do que arriscar e se arrepender.
- Foco no lucro líquido: Ao verificar esse importante item é possível averiguar o que realmente traz lucro para o posto e assim trabalhar para aumentar a rentabilidade.
Agora, vamos relembrar as fórmulas da lucratividade e rentabilidade
Lucratividade = (lucro líquido/receita bruta) x 100
Rentabilidade = (lucro líquido/investimento) x 100
Com essas fórmulas é possível prever o retorno dos investimentos realizados, os futuros e verificar a relação entre as vendas e o lucro.
Em conclusão: O posto de combustível precisa gerar lucros e receber de volta o investimento em um curto espaço de tempo.
E para finalizar uma dica preciosa: Invista em um software de gestão. Com os dados registrados no sistema é possível ter todos esses cálculos de forma clara e rápida.
Se precisa de mais informações sobre gestão de postos de combustíveis, acompanhe nosso blog e também baixe os materiais gratuitos que estão no site.