É inegável o quanto o PIX tem ganhado espaço no mercado. O modelo de pagamento é vantajoso tanto para clientes quanto para empresas e tem se popularizado por sua rapidez em recebimentos e facilidade de uso. Entretanto, este ainda não é um formato muito utilizado em nosso setor. De acordo com pesquisas realizadas com quase 1500 brasileiros pela ClubPetro, cartões de débito e crédito e o uso do dinheiro em espécie ainda são maioria na hora de pagar em postos de combustíveis.
Mas o que faz desse modelo, que já virou unanimidade em todo o país e já ultrapassou a marca de 125 milhões de transações diárias, não ser tão forte em nosso setor? Existem maneiras de tornar o uso do modelo mais atrativo? Continue a leitura e descubra como.
Perfil do consumidor de postos na hora de pagar
Apesar de 70% dos entrevistados terem respondido que já pagaram por PIX em postos de combustíveis, este não é o meio de pagamento mais popular utilizado. De acordo com a pesquisa da ClubPetro, 61% ainda preferem utilizar o cartão de débito nas compras. Na sequência eles vem utilizando o dinheiro, cartão de crédito e por fim o PIX. Tickets e cartões pré-pagos correspondem a 7% da preferência.
Os motivos? Os mais citados estão a impossibilidade de parcelamento (32%), o valor alto para pagamento à vista (31%) e a possibilidade de se poder acumular pontos no cartão de crédito ao abastecer (29%).
Como popularizar o PIX no setor de postos de combustíveis?
Apesar de ainda não ser o meio mais popular de pagamento no nosso setor, o formato agrada muito os consumidores. Os mesmos entrevistados responderam que a rapidez no pagamento, facilidade de uso, a isenção de taxas e a segurança nas transações, por exemplo, são motivos que os levam a utilizar o PIX.
Entretanto, 19% dos entrevistados pontuaram informações que precisam ligar um alerta nos revendedores. Foi citado que uma barreira para falta de utilização do método na hora de pagar era a indisponibilidade dele no estabelecimento, a agilidade que outros métodos apresentam e o não oferecimento do formato pelo frentista.
Em cima dessas respostas que lições que tiramos? A mais importante de todas, sem dúvidas, é o treinamento e capacitação da sua equipe. De que adianta oferecer o formato de pagamento se o seu time não sabe como utilizá-lo de maneira rápida ou nem ao menos o oferece para seus clientes?
É preciso listar suas vantagens e apresentar para seu quadro de funcionários. E por que não criar metas para engajá-los?
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Mas afinal, quais são os benefícios do PIX para o meu negócio?
O PIX não é benéfico apenas para clientes, o meio de pagamento também pode ser muito vantajoso para comerciantes. Dentre os principais motivos estão os custos reduzidos, a velocidade no recebimento e a segurança. Entenda detalhadamente como:
1 – Redução de custos: estabelecimentos que utilizam o PIX regularmente veem uma diminuição drásticas em seus pagamentos por taxas. Isto porque geralmente as operadoras de cartões cobram tarifas bem mais altas que o modelo.
2 – Instantaneidade: Saber que é possível contar um valor creditado automaticamente em sua conta é muito bom! Esta é sem dúvida uma das vantagens que comerciantes mais apreciam na modalidade.
3 – Segurança: Além de ser um formato seguro para clientes, este também pode trazer tranquilidade para comerciantes. Afinal, pagamentos por PIX diminuem a rotatividade de dinheiro em espécie no caixa. O que pode ser um diferencial na segurança do estabelecimento, principalmente aqueles que funcionam 24 horas.
Como engajar a sua equipe e os seus clientes a utilizar o PIX?
Antes de tudo é preciso treinar a sua equipe e mostrar como o uso do PIX pode ser benéfico para o seu negócio e também para os clientes. Pontue com ele os temas acima abordados. Fale sobre como o modelo pode reduzir custos para a empresa, como ele pode agilizar o atendimento e até como ele pode deixar todo o processo mais seguro. Crie metas de venda e premie aqueles que tiverem o melhor resultado.
Já para os seus clientes, que tal focar no bolso? Crie promoções exclusivas para pagamentos por PIX, dê descontos especiais ou quem sabe, crie pontos diferenciados no Programa de Fidelidade para quem utiliza o formato.
Outra excelente alternativa para reforçar o uso e a segurança é incentivar o uso do PIX em determinados horários. Por exemplo, para postos que funcionam 24hrs, pagamentos feitos entre às 22h até às 08h tem um desconto extra utilizando o modelo.
Ainda de acordo com a pesquisa feita pela ClubPetro, os clientes responderam que utilizariam mais o pagamento instantâneo se acumulassem pontos (61%), tivessem promoções exclusivas (51%) e até tivessem acesso a ofertas especiais ou descontos em produtos/serviços relacionados (33%).
Integrações que podem fazer a diferença nas suas vendas
Para poder criar ações, mensurar resultados e otimizar os pagamentos por PIX no seu negócio é preciso contar com ferramentas que te possibilitem isso.
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Quando o assunto é a pista, é preciso de uma atenção extra! Afinal, um atendimento rápido faz toda a diferença. O webPosto conta com a POS mais completa e moderna do mercado, onde o seu frentista consegue fazer todo o processo de vendas em um único aparelho. Integrada as principais carteiras digitais do mercado e ao PIX, o aparelho garante um atendimento rápido aos clientes do seu negócio.
Além disso, o sistema ainda tem integração com os principais programas de fidelidade do mercado, para postos bandeirados ou não. Quer saber mais? Então agende uma demonstração sem compromisso com nosso time de especialistas. E não se esqueça de nos acompanhar em nossa rede social: Instagram.