Avaliação de desempenho: por que são importantes para os funcionários do seu posto?

Avaliação de desempenho: por que são importantes para os funcionários do seu posto?

Avaliação de desempenho: por que são importantes para os funcionários do seu posto?

Para ter um bom rendimento um posto de gasolina precisa de uma competente e eficiente equipe de profissionais. Contudo, para conseguir ter lucratividade é preciso avaliar constantemente a atividade desempenhada pelos profissionais de sua empresa.

Neste texto, você saberá por que fazer a avaliação de desempenho são importantes para os funcionários de seu posto de combustíveis. Confira!

O que é avaliação de desempenho?

A avaliação de desempenho é uma análise do desempenho dos funcionários em suas respectivas funções, as metas e resultados alcançados. Essa estratégia visa trazer benefícios na produtividade do colaborador e consequentemente no serviço que ele desempenha na empresa.

Como fazer uma avaliação de desempenho?

Avaliação interna financeira

É impossível manter o seu posto de combustível funcionando sem funcionários. Frentistas, atendentes de conveniência, administradores e contadores, entre outros profissionais. Eles são simplesmente necessários para manter o negócio em pé. Por isso, todo proprietário de postos de combustível precisa enxergar seus colaboradores como verdadeiros ativos para a empresa.

Contudo, todo ativo também apresenta custos. Especialmente no Brasil, contratar e manter funcionários têm um preço e uma burocracia muito altos. Por isso, toda ação realizada pelo posto – o que inclui a construção, a manutenção ou a demissão de funcionários, precisa ser realizada com monitoramento e cálculos.

Através da avaliação de desempenho, é possível mensurar os resultados de seus funcionários na forma de dinheiro, atestando assim se os seus colaboradores geram valor para a empresa, ou se estão elevando os custos de uma maneira desnecessária.

Desenvolvimento de pessoal

As avaliações de desempenho também servem para realizar um acompanhamento constante e regular sobre o funcionário, seu comportamento, suas demandas e grau de satisfação, bem como seus resultados periódicos.

Há muitos postos em que o nível de satisfação e desenvolvimento de pessoal não são considerados ao longo das decisões da gestão. Contudo, isso é um equívoco que custa caro e que está vagarosamente promovendo uma mudança cultural na administração de postos de combustível.

Cada vez mais, o valor dos combustíveis vendidos nos postos é padronizado, muito semelhante. Sendo assim, o que faz com que um motorista prefira um posto ao invés de outro é a qualidade do atendimento e da experiência que ele tem ao visitar este espaço de serviços e conveniência.

Um funcionário insatisfeito, mal treinado e pouco desenvolvido pode afugentar seus clientes. Você pode até demiti-lo, mas isso custa caro e exige a admissão de outro profissional. Por isso, é melhor desenvolver o seu pessoal para que eles estejam sempre mais preparados para atender, dando o seu melhor e fidelizando clientes para seus postos.

Tomada de decisões estratégicas

Contudo, a gestão de um posto de gasolina exige sempre a tomada de decisões, como você bem sabe. Há momentos para expandir, momentos para enxugar. Horas para demitir, horas para fazer a equipe crescer. Para todos estes momentos, é importante ter os dados mais precisos possíveis e assim tomar decisões estratégicas de maneira consciente, sem achismos ou intuições.

Assim, o que irá determinar uma decisão são os números do desempenho daquele profissional, permitindo que o seu posto seja administrado sempre da maneira mais eficiente possível.

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