A modernização de sistemas, processos de trabalho e mecanismos de divulgação de informação para os clientes é uma tendência para empresas, comércios, lojas de varejo ou prestadores de serviços. Além disso, essa dinâmica também se aplica aos postos de combustíveis, que identificaram nos aplicativos para celular, uma nova forma de alcançar e fidelizar o máximo de clientes possíveis.
A lógica é simples: não basta que o cliente esteja em contato com a marca e tenha acesso aos preços dos combustíveis só quando passa próximo ao posto. É necessário oferecer maneiras para que eles tenham acesso a preços, promoções e ao conteúdo de marketing da forma mais fácil possível.
Por isso, os aplicativos vêm ganhando espaço e tendem a se tornar uma ferramenta importantíssima no futuro.
Aplicativos para postos de combustíveis
Os aplicativos, de fato, se tornaram uma excelente maneira de manter os clientes em contato com o posto. Neles, podem ser disponibilizadas informações como preço de cada produto, promoções especiais e sorteios de brindes variados. Com o alto valor pago em combustíveis no Brasil, é comum que as pessoas procurem formas mais fáceis de encontrar o menor preço e economizar, o que torna esse “mercado digital” ainda mais atrativo.
Porém, não é só no alcance e na divulgação para os clientes que os aplicativos para postos se sobressaem. Alguns programas permitem que seja feito o sorteio de bônus em dinheiro ou de brindes entre frentistas e demais funcionários. Isso cria uma competição saudável e estimula todo mundo a aumentar o desempenho.
Outro fator importantíssimo que conta a favor dos aplicativos para celular é a divulgação “extra” que o posto conquista. Além de todos os benefícios oferecidos, a divulgação desses aplicativos pelas redes sociais e demais sites faz a marca do posto ser visualizada por um número cada vez maior de possíveis clientes. O crescimento do número de usuários também pode levar o posto a criar uma rede de divulgação e um banco de dados.
Aplicativo do Governo
O Governo também enxerga nos aplicativos uma forma de levar mais informação e conforto às pessoas. Por isso, a Agência Nacional de Petróleo (ANP) já desenvolveu seu próprio aplicativo. Os objetivos são: levar uma tabela de preços de todos os postos para que o usuário compare, ajudar os clientes a encontrar o posto mais próximo para abastecimento e, ainda, oferecer uma avaliação sobre a qualidade da gasolina de cada lugar.
O aplicativo foi lançado para o sistema Android no dia primeiro de janeiro e passou a ser atualizado cerca de 20 dias depois. O ponto de partida foi o estado de Goiás, mas o planejamento é de que cada vez mais estados abram as portas e passem a aderir ao programa gradativamente.
Aplicativos para cálculo de rendimento do motorista
Existe também uma série de outros aplicativos voltados para o cálculo de logística por parte do motorista. Com esses aplicativos, o dono do carro pode fazer as contas de rendimento do veículo de forma muito mais simplificada.
Eles definem quanto o carro rende em estradas, ruas e avenidas, determinam qual opção de combustível tem o melhor custo benefício, identifica possíveis problemas no carro e localizam postos nas proximidades.
Quer mais informações sobre o mercado de combustíveis? Então acesse nosso site e cadastre-se.
Tags:aplicativos, posto de combustível, tecnologia