7 passos para abrir uma loja de conveniência de sucesso

7 passos para abrir uma loja de conveniência de sucesso

7 passos para abrir uma loja de conveniência de sucesso

Ter uma loja de conveniência de sucesso é possível e pode ser um grande trunfo no seu negócio! Mas tomar um grande passo como este pode gerar dúvidas. Quando o gestor toma esta decisão é comum surgirem questionamentos como quais fornecedores escolher, se é melhor abrir uma loja franqueada ou não e, até mesmo, de como organizar e criar estratégias para atrair a clientela.

Ter um negócio de sucesso é possível e alguns passos vão te levar rumo a este objetivo. Neste artigo tiramos essas e outras dúvidas e montamos um passo a passo com dicas para fazer desse sonho realidade.

Boa leitura!

Atrativos de uma Conveniência

Antes tidas como um acessório do negócio, as lojas de conveniência agora estão ganhando destaque e assumindo o protagonismo. O sucesso do modelo de negócio é tanto, que, muitas vezes, o consumidor tem utilizado o espaço sem consumir na pista do posto. Alguns especialistas afirmas que elas são o futuro dos postos de combustíveis.

Comodidade, facilidade e rapidez são alguns dos atrativos de uma loja instalada em postos de combustíveis. Pesquisas apontam que os consumidores chegam até a loja, principalmente, por algum desses motivos:

  • É conveniente, pois está no posto ou passando naquela região;
  • Os supermercados e restaurantes próximos estão fechados;
  • Facilidade e rapidez nas compras.

Portanto, quem pretende abrir uma conveniência deve estar atento a demanda desse mercado e, claro, as demandas da sua região. Pegue papel e caneta e confira abaixo o passo a passo que você deve seguir.

CONVENIÊNCIA DE SUCESSO

Passo 1: Loja própria ou franquia

Essa é uma dúvida para você?

A primeira opção pode ser começar uma loja do zero, o que pode te dar um trabalho extra. Neste caso, o segredo está em fazer um plano de negócios. Assim cada etapa deve estar bem detalhada, a fim de se evitar falhas ao longo da implantação. O ponto positivo desta opção é que você pode montar a sua loja de conveniência do seu jeito, sem precisar se atrelar as exigências da franqueada.

A outra opção é a franquia. Sua vantagem está que o plano de negócios, marketing, modelo de loja já está pronto. A dor de cabeça então será muito menor!

Agora cabe analisar os prós e contras de cada uma dessas opções e ver qual delas se encaixa melhor em sua realidade e quanto você está disposto a investir.

Passo 2: Planejamento financeiro

Escolhido o modelo de loja – própria ou franquiada – é hora de avaliar todo o planejamento financeiro. Da instalação com construção, aquisição de produtos e equipamentos, contratação de pessoal e até o início das operações, é preciso saber quanto será investido.

Como todo negócio, no início não espere um retorno rápido, por isso faça uma reserva de pelo menos três meses de gastos aproximados e também para imprevistos que podem aparecer.

SAIBA MAIS:

Montando uma conveniência atrativa em um espaço pequeno

Melhores práticas para atrair mais clientes para a sua loja de conveniência

5 estratégias de marketing para aumentar as vendas no posto

5 serviços extras para oferecer em seu posto de combustível!

Passo 3: Aspectos legais

A documentação e autorização de funcionamento deve seguir as normas da prefeitura da cidade e do Estado onde a loja de conveniência será aberta. Portanto, não se esqueça de dar um pulo na repartição pública da sua região e ver o que é necessário ser feito.

Ah! Outro aspecto legal que também envolve a segurança é a inspeção da loja pelo Corpo de Bombeiros e pela Anvisa. Veja estes alvarás antes mesmo da abertura!

Passo 4: Organização da loja

Chegou a hora de escolher a disposição de objetos dentro da sua Conveniência.

O projeto de organização da loja o ajudará a ocupar melhor o espaço que deve ser prático e confortável para os clientes. Portanto, nesta hora vale a pena contar com um projeto arquitetônico, ele vai te ajudar a aproveitar da melhor forma possível o espaço disponível.

Verifique onde ficarão as prateleiras e localização das mercadorias por setores. Afinal, alguns fornecedores podem querer um local de maior destaque. Por isso, é aqui que entra a sinalização. O visual do espaço, além de orientar o cliente sobre onde estão os produtos também servem como estímulo para a compra daqueles itens não planejados.

Aproveite esta etapa para treinar a equipe que ficará responsável pelo funcionamento da loja e os mostre como encantar os clientes.

Passo 5: Fornecedores e funcionários

Com a loja pronta é chegada a hora de contratar a equipe responsável e também contactar os fornecedores.

Antes de mais nada, selecione os funcionários que trabalharão na loja. Você pode fazer as entrevistas pessoalmente ou contratar uma empresa de recrutamento e seleção.

Você já definiu o estilo da sua Conveniência? Por exemplo, ela vai vender apenas alimentos de consumo rápido e bebidas ou também vai comercializar produtos de higiene e limpeza?

Postos na cidade tem diferentes características de postos de rodovia. Por isso, uma boa ideia aqui é estudar o seu entorno. Então, pense no que a clientela que passa pelo seu estabelecimento pode precisar.

Pensado nisso, faça contato com fornecedores dos produtos que serão vendidos na sua loja. Como por exemplo, bebidas, sorvetes, alimentos de consumo rápido, produtos de higiene pessoal, etc. Assim você terá a certeza de ter tudo na sua loja antes mesmo da abertura.

FUNCIONARIO IDEAL

Passo 6: Automação da loja

E claro, para administrar e conhecer os reais resultados da loja é necessário um sistema de gestão. Desta forma é possível ficar de olho nas áreas de finanças, compras, pessoal, estoque e até de perfil do cliente.

E para fazer do seu atendimento mais ágil, conte então com um PDV próprio na sua conveniência. Opte por um sistema em nuvem, ele traz mais segurança aos dados do seu negócio.

Soluções como o webPosto, por exemplo, são uma excelente pedida para um controle geral da sua loja de forma prática e sem complicações. O sistema é simples e intuitivo, onde é possível emitir cupons fiscais em poucos cliques, favoritar os principais produtos para facilitar o acesso, bem como fazer controle de comanda ou mesas e conferir o seu estoque através da leitura de código de barras com o celular.

Passo 7: Ações de Marketing

Loja pronta e agora é hora de pensar na inauguração do seu negócio! O primeiro passo é definir o dia e a hora do evento. Uma dica bem simples e de grande impacto é instalar nas dependências do posto uma faixa com os dados da inauguração. Assim, quem passar pelo local, ficará ciente da novidade.

Se achar interessante, produza material impresso para panfletagem e não se esqueça de criar uma rede social para a loja! Afinal, ela será uma fonte importante de contato entre você e o seu público.

BÔNUS! Forneça um atendimento diferenciado

Além de um atendimento de excelência na mesa e no balcão é preciso investir em novidades. Você já viu em grandes redes de restaurantes totens de autoatendimento onde você consegue fazer o seu pedido sem a necessidade de se dirigir ao caixa? Esta é uma forte tendência de mercado e já está sendo implantada em nosso setor.

webPosto é pioneiro na criação da ferramenta que tem sido recorde de vendas. Com o totem o cliente consegue fazer todo o processo de venda sozinho e de forma totalmente prática e intuitiva.

Com certeza contar com esta modernidade na sua loja vai ser um diferencial perante a concorrência. Quer saber mais sobre o assunto? Clique aqui e agende uma demonstração com nosso time de especialistas.

E aí, preparado para abrir a sua loja de conveniência? Então aproveite para nos seguir em nossas redes sociais e não perder nenhuma novidade: Facebook e Instagram.

Tags:,

Deixe um comentário

[widgetkit id="6"]