A gestão de compras é uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento e o sucesso de uma organização, como um posto de gasolina. É a partir dessa, que este último supre a demanda de produtos e serviços que são essenciais para o devido funcionamento de suas operações. Como a produção e atividades administrativas ou de apoio técnico.
Todavia, para que a gestão de compras cumpra com eficiência a sua missão, é indispensável adotar algumas dicas ou prestar atenção em alguns processos. Abaixo, listamos quatro que podem te ajudar nesse sentido. Confira!
1. Conte com fornecedores confiáveis
Na cadeia comercial, os fornecedores ocupam uma posição estratégica, pois são eles que fornecem os produtos ou serviços aos postos, de modo que assim, estes possam oferecê-los ao consumidor final.
Portanto, podemos afirmar que contar com bons e confiáveis fornecedores é algo fundamental no processo de desenvolvimento e venda de um posto, merecendo assim, atenção especial.
Para o setor de compras, os fornecedores são ainda mais importantes, considerando que é por meio destes que tal setor abastece o posto com combustíveis e materiais de apoio.
O ideal é realizar uma profunda pesquisa com o objetivo de fazer negócios somente com os fornecedores considerados de confiança, aqueles com os quais é sempre possível contar.
2. Compare os produtos em termos de qualidade e preço
Outra coisa que deve fazer é comparar os produtos, avaliando-os em termos de qualidade e preço. Como sabemos, há diversos fornecedores de produtos e serviços no mercado com a mesma missão, mas cada qual operando com preços e produtos diferentes.
Realizando essa comparação, é possível observar a melhor proposta em termos de custos, mas sem que com isso resulte na escolha de produtos de baixa qualidade.
3. Estabeleça um processo de compra
O processo de compra é algo complexo e que envolve diversas etapas, como:
- Identificação do produto demandado pela empresa;
- Pesquisa do produto no mercado;
- Seleção do melhor fornecedor em termos de custos e qualidade;
- Fechamento do contrato e recebimento da mercadoria;
- Acompanhamento da qualidade do produto, entre outros processos necessários à realidade da empresa.
Portanto, como dica, estabeleça um processo de compra, a fim de otimizar essa tarefa e obter eficiência e ganho em termos de economia de tempo.
4. Conte com um sistema de gestão
Hoje, a maioria dos postos de gasolina conta com um sistema de gestão que facilita não só as vendas e o controle de suas operações, mas também o processo de compra de produtos e serviços.
Com um sistema de gestão, é possível controlar o estoque de produtos do posto e verificar o melhor momento para realizar a compra, e, dessa maneira, mantê-lo no nível ideal.
Além disso, é uma solução que fornece relatórios de vendas e de estoque, de modo a auxiliar a tomada de decisão no que diz respeito ao processo de compra.
Gostou deste conteúdo? Esperamos que sim. Com ele, objetivamos te dar a compreensão necessária sobre a possibilidade de melhorar os processos ou operações de um posto de gasolina, como, por exemplo, o de comprar.
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