O trabalho em um posto de combustível naturalmente necessita de muita cautela. Um dos produtos presentes na gasolina e no diesel é o benzeno. O fato de serem produtos inflamáveis já é motivo para ter cuidado, mas existe outra razão.
Esta substância apresenta perigos para as pessoas que a manuseiam. Por isso, é importante que postos de combustível tenham medidas de conscientização e prevenção de riscos em relação ao benzeno. Assim, todos os trabalhadores envolvidos poderão realizar suas tarefas em segurança. Conheça os perigos que o benzeno traz e quatro formas de evitá-los.
O que é benzeno?
O benzeno é um composto químico constituído de hidrogênio e carbono. É um líquido inflamável, incolor, com cheiro adocicado e de rápida evaporação em contato com o ar. Ele está presente naturalmente em processos que envolvam queimas, como em vulcões e incêndios. Também faz parte do petróleo e é amplamente utilizado em indústrias químicas.
O perigo dele não é apenas por ser inflamável, mas principalmente por ser altamente tóxico. Se o benzeno entrar no organismo de uma pessoa em quantidades elevadas, normalmente pela inalação, ele pode causar alterações nas células e desencadear uma série de doenças. É inclusive um composto com grande potencial cancerígeno.
4 cuidados com o benzeno
1. Use corretamente o EPI
O equipamento de proteção individual (EPI) é mais do que uma obrigação da legislação, é um artifício que pode proteger o trabalhador de vários problemas e doenças, que o contato com o benzeno pode causar. Os aparatos devem ser de acordo com a necessidade de proteção e função do trabalhador. É importante que os frentistas utilizem luvas e que os responsáveis pela medição de combustível usem máscaras com filtro para vapores orgânicos. Os equipamentos devem ser constantemente renovados, para não trabalharem com luvas furadas e máscaras com filtros gastos, por exemplo.
2. Promova a capacitação dos funcionários
Os trabalhadores ficam mais protegidos quando eles mesmos reconhecem os riscos do seu serviço e sabem como se proteger. Não à toa, é obrigatório que pessoas que trabalham em postos de combustível passem por um curso de 4 horas sobre isso. Nesta aula, eles são instruídos sobre riscos do benzeno, cuidados com a saúde, entre outros tópicos relevantes. É interessante que o posto também reforce no cotidiano o valor desse curso e da proteção contra o benzeno.
3. Realize exames de rotina
Quando se trabalha com substâncias tóxicas, fazer exames constantemente é fundamental. O posto de gasolina deve requerer que seus funcionários passem por exames médicos semestrais. Um hemograma é capaz de identificar a saúde das plaquetas e a presença de elementos indesejados. Assim poderá se certificar que seus funcionários estejam saudáveis ou, caso haja contaminação, que seja identificada antes de causar problemas sérios.
4. Faça melhorias no posto
Existem algumas melhorias que podem ser feitas no posto para reforçar a proteção contra o benzeno e manter o ambiente seguro para os colaboradores. Deve, por exemplo, colocar placas nas bombas de abastecimento alertando sobre a presença do benzeno e transportar gasolina apenas em recipientes adequados. As bombas de abastecimento também podem ser aprimoradas com o uso de bicos automáticos que reduzem a exposição do frentista ao combustível. São medidas simples, mas que fazem a diferença para a saúde dos funcionários.
Deseja receber mais informações como essa para o seu posto de combustível? Acesse nosso site e se cadastre para receber nossas dicas exclusivas.
Tags:automação, crescimento, dica, gestao, posto de combustível, qualityautomacao, tecnologia, webposto
José Aloisio Da Cruz
| #
Acho ótimo essas dicas e orientações de segurança a nossa saúde.
Reply
quality
| #
Olá José, agradecemos o seu feedback!
Você pode acompanhar nosso blog e se cadastrar em nossa base para receber novos artigos semanalmente.
Até mais.
Reply