Dicas de segurança na hora de descarregar combustíveis no posto

Dicas de segurança na hora de descarregar combustíveis no posto

Dicas de segurança na hora de descarregar combustíveis no posto

Se a segurança é matéria essencial em qualquer negócio de sucesso e credibilidade, para o setor de postos de combustível, essa constatação é ainda mais verdadeira. 

Por se tratar de uma área delicada, que lida com produtos inflamáveis e que podem ocasionar graves acidentes, os postos de gasolina em todo o Brasil precisam seguir à risca as normas de segurança em vigência para evitar uma série de complicações.

Assim, visando auxiliar você que tem um negócio nesse ramo, trouxemos o artigo de hoje com as 5 dicas de segurança essenciais na hora de receber combustíveis no seu posto. Confira a seguir.

1. Observe o entorno antes de descarregar

Uma boa observação vai impedir grandes dores de cabeça! 

Então, antes de descarregar, verifique se os compartimentos de entrada e saída do caminhão estão devidamente lacrados. Somente desse modo é possível aceitar o descarregamento da carga.

Por exemplo, você precisa verificar se a documentação fiscal está de acordo com toda a legislação atual. Ao mesmo, tempo, se esse item estiver com problemas, cancele imediatamente a aquisição do combustível. Na sequência, contate a sua distribuidora.

2. Fique de olho nesses dois itens

Há pelo menos dois itens essenciais que você deve verificar antes de descarregar o combustível: a documentação e o ambiente. Portanto, veja se todos os itens listados abaixo estão de acordo. 

Documentação

Para não ter problemas, é necessário que todos esses itens contenham na nota: 

  • Produtos e respectivas quantidades;
  • Nome do posto;
  • Placa do caminhão;
  • CNPJ;
  • Lacres;
  • Nome do motorista;
  • Entre outros dados da DANFE (Nota Fiscal Eletrônica).

Além disso, verifique se a placa do veículo e o prazo de validade estão de acordo com o Certificado de Aferição do caminhão.

Ambiente

Na sequência, verifique se há espaço para o tanque e se: 

  • Há ausência de faísca ou objetos inflamáveis;
  • Todos os equipamentos de segurança foram instalados;
  • Os cabos estão instalados corretamente.

Afinal, é sempre bom lembrar que é recomendável descarregar apenas um compartimento por vez.

3. Confira os produtos

Para conferir se todos os produtos estão em ordem, você precisa subir no caminhão e olhar se o combustível está tangenciando a seta de conferência. Além disso, é muito importante drenar de 20 a 40 litros do produto em algum recipiente para que seja realizada uma limpeza nas tubulações.

Por último, não se esqueça também de ter em mãos a Resolução ANP Nº 9, de 7.3.2007 – DOU 8.3.2007 – Retificada DOU 9.3.2007. Ela serve de parâmetro enquanto você confere o produto.

4. Atenção na descarga de combustíveis

Enquanto o combustível está sendo descarregado, você precisa ficar de olho em outras informações. Dentre elas se:

  1. O motorista conectou o cachimbo na boca do tanque subterrâneo?
  2. O engate rápido do mangote na válvula do compartimento que está sendo descarregado foi conectado também?

É muito importante você ficar atento a esses itens, assim como assegurar que o motorista acompanhe todo o processo até que a descarga esteja totalmente concluída.

5. Cuidados na finalização

Se a operação foi bem-sucedida até aqui, você vai precisar de um pouco mais atenção para não pôr tudo a perder. 

Desse modo, acompanhe todos os passos em que o motorista desconecta cabos e fecha válvulas. Tome conta para que não fique nenhuma para trás.

Por fim, certifique-se de que o tanque do caminhão foi totalmente esvaziado. Com isso, tenha em mão objetos específicos, como lanternas e luminárias anti explosão.

Gostou de nossas dicas? Então não deixe de nos acompanhar nosso blog e nossas redes sociais (Facebook e Instagram). Afinal, tenho certeza de que de você não quer perder nenhuma novidade do universo dos postos de combustíveis.

Tags:, ,

Deixe um comentário

[widgetkit id="6"]